Publicado em: 19/09/2022

Em visita à Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, estudantes conhecem setores e equipamentos da mineração de carvão


Em visita à Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, estudantes conhecem setores e equipamentos da mineração de carvão


Estudantes do curso de empreendedorismo da Escola Municipal de Educação Básica Professora Iria Zandomênego De Luca, localizada no bairro Naspolini, em Criciúma, visitaram a Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, na tarde da última sexta-feira, dia 16. Na ocasião, foram apresentados os setores e diversos equipamentos da mineração de carvão.

A atividade faz parte do Projeto Clube Jovem Empreendedor, promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Na ação, as empresas estão apadrinhando escolas com o intuito de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes.

Um dos momentos mais marcantes da visita na Rio Deserto foi a apresentação do Minerador Contínuo aos estudantes. A máquina, de grande porte, é monitorada por controle remoto e utilizada nas unidades de extração de carvão para o desmonte do minério, substituindo o uso de explosivos.

Durante toda a visita, os alunos foram orientados sobre os benefícios de dar sequência aos estudos, inclusive com cursos técnicos, que abrem portas para o mercado de trabalho. O Programa de Estágio e o Programa Jovem Aprendiz, da Rio Deserto, também foram mencionados.

Visita que desperta talentos

Um dos administradores da empresa, Valcir José Zanette, afirma que integrar o Projeto Clube Jovem Empreendedor é uma grande satisfação para a Rio Deserto. “Que possamos contribuir cada vez mais com os estudantes, motivando-os a seguir com os estudos e se aperfeiçoar. A nossa região é um local de muitas oportunidades e, com incentivos na educação, vamos continuar evoluindo”, ressalta.

Para a coordenadora de educação, Daniela Chagas Pacheco Garcia, a visita na Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, superou as expectativas. “É uma vivência que contribui expressivamente para o desenvolvimento dos estudantes, despertando grandes talentos”, disse.

O consultor e gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Edson Silva, explica que após as visitas realizadas, tanto na escola quanto na Rio Deserto, os alunos agora desenvolverão projetos. “A ideia é que os estudantes possam pensar e sugerir propostas para a empresa, proporcionando melhorias com base no que viram no decorrer do projeto”, sublinha.

A visita dos estudantes, realizada na Unidade Metalúrgica, também foi acompanhada pela diretora da escola, Flávia da Silva Santana; pela professora do projeto, Claudia Dalpont Borges Borba; pelo assessor financeiro da Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette; pelo assessor administrativo, Eduardo Netto Zanette; pelo gerente da Unidade Metalúrgica, Felipe Possamai Mota; pelo engenheiro eletricista, Elton Luis Martins; pela coordenadora de Recursos Humanos, Jaci Baggio Vieira; e pela assessora de imprensa, Vanessa Nórdio.

Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto

Localizada em Siderópolis, a Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, presta serviço para as unidades de extração de carvão da empresa e conta, atualmente, com mais de 60 colaboradores. No local, são realizados serviços nas áreas de automotiva, hidráulica, fabricação, usinagem, elétrica, caldeiraria/soldagem, administrativo/almoxarifado, planejamento/controle de produção e projetos mecânicos.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.