Moradores de Treviso visitam Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto
Moradores da comunidade de Forquilha, em Treviso, vizinhos da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da empresa na última quinta-feira, 8 de dezembro. A ação finalizou o projeto Mineração em Arte, realizado junto com o Clube de Mães Raiar do Sol, em que as mães residentes no entorno da mina retrataram a mineração de carvão em artesanatos.
Os visitantes (integrantes do Clube de Mães e familiares) foram divididos em dois grupos. Um grupo realizou a visita pela manhã e outro grupo no período da tarde. No roteiro, destaque para a apresentação feita pela equipe de engenharia, sendo explicado o mapa do subsolo da mina e os métodos de extração e beneficiamento de carvão mineral. Eles também conheceram alguns pontos da superfície como o plano inclinado, acesso ao subsolo e correia transportadora.
Outro diferencial da visita foi a participação dos moradores no DDSS (Diálogo Diário de Saúde e Segurança) na entrada de dois turnos de trabalho. Na ocasião, os trabalhos feitos pelo Clube de Mães foram expostos aos colaboradores, reforçando o carinho que a comunidade tem com os trabalhadores da mineração de carvão.
Uma das visitantes, a líder do Clube de Mães, Juciléia Regina Nicheli Tasca, ressalta que gostou muito de conhecer a empresa e o processo de mineração. “A visita foi muito importante, pois ficamos sabendo como funciona o trabalho de nossos mineiros e os cuidados que a empresa tem”, disse. Segundo ela, a atenção com o meio ambiente, leito do rio, e o fato de parte do rejeito ser devolvido ao subsolo, sendo recolocado nas galerias, chamou a atenção.











