Rio Deserto passa a contar com Comissão de Melhoria Contínua (CMC)
A Rio Deserto agora conta com uma Comissão de Melhoria Contínua (CMC). O grupo é composto por profissionais de diversas áreas da empresa e visa alinhar tecnologia e gestão, gerando redução de custos, amplo controle e prevenção de falhas no processo. A CMC foi constituída em outubro deste ano e as reuniões são periódicas.
A Comissão é formada por uma coordenadora administrativa e por coordenadores técnicos. O administrativo é responsável pelo planejamento dos trabalhos, agendamento e coordenação das reuniões, elaboração de atas e acompanhamento do prazo de implementação das ações. Os técnicos, por sua vez, participam ativamente das reuniões e tomada de decisões, propiciam suporte à equipe nas unidades, definem padrões e realizam treinamentos.
Um dos integrantes do CMC, o engenheiro eletricista Elton Luis Martins, afirma que o trabalho em equipe é um dos principais destaques do grupo. “As interações entre todos os setores e todas as unidades fortalecem os pilares da Rio Deserto”, disse.
Primeira tarefa: boletins informatizados
Uma das primeiras tarefas da CMC foi o levantamento, apresentação e validação de todos os boletins utilizados nos processos, tendo em vista a padronização e informatização. O projeto está sendo desenvolvido para os boletins do processo em subsolo (Conjunto Mecanizado, Conjunto de Detonação e Backfill). O teste de validação será realizado em janeiro, quando também acontecerá o treinamento dos envolvidos. A previsão para iniciar os registros dos boletins on-line é início de fevereiro próximo.
A coordenadora de gestão da qualidade da Rio Deserto e coordenadora administrativa do CMC, Cleusa Maria Souza Ronsani, explica que, posteriormente, será dada continuidade na melhoria com expansão para os boletins dos processos em superfície e definição de indicadores. “O trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe é de extrema importância para a busca de dados e informações em tempo real, agilizando a tomada de decisão”, sublinhou.
