4ª edição do projeto Caminhos & Escolhas encerra com devolutivas individuais
A 4ª edição do projeto Caminhos & Escolhas, da Rio Deserto, encerrou nesta semana com as devolutivas individuais. Nos encontros, cada participante recebeu informações sobre o próprio perfil, bem como um ranking de áreas de atuação e profissões. A atividade foi orientada pela analista de Recursos Humanos da empresa, Alice Constantino Joaquim.
Para a filha do colaborador Odinamar Silva da Costa, Maria Luiza Muniz da Costa – que está finalizando o ensino médio – a participação no programa foi muito importante. “Foi gratificante poder participar e ter uma visão mais ampla sobre a minha futura carreira profissional”, disse.
Outro participante, o colaborador Daniel Nunes, explica que o Caminhos & Escolhas surgiu no momento certo. “Depois de 11 anos fora do mercado de trabalho, o programa me ajudou a tomar uma direção profissional”, sublinhou.
A orientadora do projeto, Alice, afirma que o intuito do Caminhos & Escolhas é contribuir para que os participantes façam uma definição consciente e segura quanto à profissão. “Cada um traz uma história de vida, anseios e muita vontade de retomar os estudos. O programa vem para encorajá-los, através do autoconhecimento, apresentando as áreas mais relacionadas ao perfil profissional de cada um”, ressalta.
O Caminhos & Escolhas 2022 começou no dia 1º de dezembro, com um diálogo e reflexão sobre carreira profissional, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Depois, todos os participantes se envolveram em uma atividade prática. Os encontros individuais finalizaram o processo. Ao todo, 20 pessoas participaram dessa edição do programa.
Orientação profissional e incentivo à educação
O projeto Caminhos & Escolhas surgiu em 2015, por meio do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), da Rio Deserto. A iniciativa, mantida pelo departamento de Recursos Humanos, visa a orientação profissional e incentiva a educação de colaboradores e familiares. Ao todo, mais de 60 pessoas já participaram do programa.
A ação está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), uma vez que busca garantir aos colaboradores o alcance pleno do seu potencial e capacidades.





