Programa Jovem Aprendiz, da Rio Deserto, é apresentado para novos integrantes
Os novos integrantes do Programa Jovem Aprendiz, da Rio Deserto, participaram de encontro virtual na noite dessa terça-feira, dia 17. A reunião foi promovida pelo departamento de Recursos Humanos em parceria com a Satc. O objetivo foi apresentar o programa, explicar as etapas e esclarecer dúvidas aos participantes e responsáveis legais. Ao todo, 13 jovens passam a integrar o programa em 2023. As atividades iniciam no dia 13 de fevereiro.
Diferente dos tradicionais programas de jovem aprendiz, que intercalam dias de atividade na empresa e dias de aula na instituição de ensino, o Programa Jovem Aprendiz da Rio Deserto (unidades de mineração) alia teoria e prática com atividades realizadas, exclusivamente, na instituição de ensino Satc.
Os novos integrantes do programa terão formação no curso técnico em Administração ou no curso técnico em Manutenção Automotiva, bem como certificado do curso de aprendizagem (assistente administrativo e alimentador de linha de produção, respectivamente). Também terão benefícios como registro na carteira de trabalho pelo período de 24 meses, vale-transporte e remuneração conforme previsão legal.
A coordenadora de Recursos Humanos da Rio Deserto, Jaci Baggio Vieira, ressalta que o Programa Jovem Aprendiz é estruturado tendo em vista a formação e preparação para a vida profissional. “É um diferencial da empresa, sendo motivo de orgulho, uma vez que proporciona a formação no curso técnico. O ensino técnico é um importante elemento para a qualificação e ajuda o profissional a se posicionar com vantagem no mercado de trabalho”, disse.
Coordenadores dos cursos técnicos destacam benefícios e oportunidades
Durante a apresentação aos novos integrantes do Programa Jovem Aprendiz, da Rio Deserto, os coordenadores dos cursos técnicos da Satc, Adelor Felipe da Costa e Adriana Silveira Just Schmidt, destacaram a metodologia dos cursos, projetos realizados, dinâmica das aulas, estrutura disponível, visitas técnicas e outras atividades desenvolvidas.
Segundo Adriana, as matrizes dos cursos técnicos da Satc estão conectadas com as necessidades atuais. “Sempre buscamos formas de instrumentalizar o ensino para que os alunos possam compreender a prática do mercado de trabalho”, afirmou.
Para Adelor, o Programa Jovem Aprendiz, realizado pela Rio Deserto em parceria com a Satc, é uma oportunidade única. “A formação técnica muda a vida, possibilita a entrada no mercado de trabalho, depois no curso superior e assim por diante. Aproveitem cada fase”, sublinhou.
O Programa
O Programa Jovem Aprendiz, da Rio Deserto, foi lançado no segundo semestre de 2018 e é destinado aos jovens de 15 a 21 anos de idade, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio. A iniciativa é coordenada pelo departamento de Recursos Humanos.
ODS
A iniciativa está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 4 (Educação de Qualidade), já que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.



