Selo ODS 2024 é entregue para Rio Deserto e Ragro Minerais
O comprometimento com o desenvolvimento sustentável garantiu o Selo ODS 2024 para a Indústria Carbonífera Rio Deserto e para a Ragro Minerais (unidade da Rio Deserto no segmento de agronegócio). A solenidade de outorga foi realizada na terça-feira, dia 14, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Ao todo, mais de 70 signatários que compõem o Comitê ODS Criciúma receberam o reconhecimento.
A renovação do selo comprova que as organizações estão cumprindo os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina. A Rio Deserto é empresa signatária desde 2020, sendo a primeira carbonífera do Sul de Santa Catarina a fazer parte do movimento. A Ragro Minerais aderiu no início de 2022.
O presidente da Acic e um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, destaca que o selo é muito importante para reconhecer o compromisso de empresas, instituições e pessoas físicas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “A sustentabilidade é essencial para garantir um futuro próspero e saudável para as gerações”, disse. Segundo ele, os ODS fornecem um roteiro global para a promoção do desenvolvimento sustentável, abordando questões sociais, econômicas e ambientais de forma integrada e inclusiva.
O coordenador geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS, Fernando Barbosa dos Santos, ressalta que o recebimento do selo demonstra a responsabilidade dos signatários com a Agenda 2030. “É uma forma de consolidar e reafirmar o compromisso com a busca por uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável”, sublinha.
Movimento ODS
Atualmente, em Santa Catarina, existem mais de 1,8 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 116 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por mais de 160 signatários.
O ODS é um movimento social de caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.