Rio Deserto recebe reconhecimento nacional da ABM
A Rio Deserto recebeu um reconhecimento da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, durante a 8ª edição da ABM Week realizada em São Paulo, em setembro. O título foi conquistado após a apresentação de um artigo sobre o uso do mineral Nefelina na indústria siderúrgica.
O artigo premiado, publicado em inglês, teve autoria do PhD em engenharia metalúrgica, Dr. Antonio Malynowskyj, e coautoria da equipe técnica da Rio Deserto, com ênfase para o setor de Pesquisa & Desenvolvimento. O estudo foi apresentado na ABM Week do ano passado. A empresa foi reconhecida na categoria “Reconhecimento Técnico Temático 2024 – Prêmio Usiminas Inovação”.
A Nefelina, mineral que foi objeto de estudo no artigo premiado é extraído e beneficiado pela Rio Deserto na Serra Catarinense, por meio da unidade RBM Beneficiamento de Minerais. Além da indústria siderúrgica, a Nefelina também é matéria-prima para a indústria cerâmica. Na região, também é extraído e beneficiado o mineral fonólito, utilizado na indústria vidreira.
Para o coordenador comercial do segmento fundentes, da Rio Deserto, Jorge Henrique Macarini, o reconhecimento ressalta a importância do trabalho e reforça o potencial transformador da inovação na indústria siderúrgica. “Esse reconhecimento nos motiva a continuar explorando soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria, sempre com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência dos processos produtivos”, afirma.
Considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM Week visa promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor.
