Inovação, sustentabilidade e excelência técnica: Rio Deserto conquista 27º Prêmio de Excelência
A Rio Deserto conquistou, pela 14ª vez, o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira 2025, consolidando-se entre as empresas de referência nacional no setor. A solenidade de premiação aconteceu em 31 de julho, em Belo Horizonte (MG), reunindo grandes mineradoras de todo o país.
O reconhecimento foi alcançado com o projeto “Obturação dos furos de sondagem de uma mina subterrânea de carvão mineral”, desenvolvido na Unidade de Extração Mina 101, em Içara. A iniciativa foi conduzida pelos colaboradores Adriel Constantino Machado, Cristhian Paludo, Jean Carlo Fernandes da Rosa, João Pedro Baesso, Lucas da Rosa Lima e Rafael Bortolotto.
Para Rafael Bortolotto, um dos autores do projeto, a conquista reforça a credibilidade da empresa e amplia seu protagonismo na mineração nacional. “Essa premiação gera visibilidade ao trabalho desenvolvido, reconhece sua relevância técnica e científica, e abre novas oportunidades de parcerias e colaborações futuras”, destaca.
Realizado anualmente, o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira valoriza projetos inovadores e técnicos que buscam soluções voltadas à eficiência operacional, sustentabilidade e inovação, de empresas mineradoras de todo o Brasil.
O projeto premiado
O projeto da Rio Deserto, destaque no 27º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, trouxe avanços significativos para a mineração subterrânea de carvão. O trabalho consistiu no desenvolvimento e implementação de um sistema de obturação de furos de sondagem, com o objetivo de prevenir inundações decorrentes de comunicações indevidas com camadas aquíferas.
A solução adotada envolveu a utilização de buchas de alta resistência, aplicadas por meio de ferramental desenvolvido internamente, assegurando estanqueidade e durabilidade. O resultado foi um expressivo ganho em segurança operacional, redução de custos com bombeamento e contenção e maior confiabilidade nas operações subterrâneas.