Programa Talentos Rio Deserto fortalece desenvolvimento de colaboradores
O Programa Talentos Rio Deserto, desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos, está promovendo uma jornada contínua de aprendizado e crescimento na Rio Deserto. Neste ano, a ação está contemplando colaboradores das áreas técnicas, de apoio e de gestão das unidades Ragro, em Urussanga, e RBM Beneficiamento de Minerais, na serra catarinense.
A iniciativa parte do lançamento de um encontro individual, realizado com cada participante por meio de uma ferramenta aprovada de mapeamento de perfil. A partir desse processo, cada participante recebe uma devolutiva personalizada que estimula o autoconhecimento.
Na sequência, o projeto é organizado com um calendário de treinamentos mensais, com temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. Nessa metodologia, o setor de Recursos Humanos atua em parceria com uma profissional externa, que proporciona a oportunidade de aprimorar habilidades e alcançar um melhor desempenho em grupo, com ações aplicáveis no dia a dia.
A especialista de Recursos Humanos da Rio Deserto, Alice Constantino Joaquim, destaca que o programa é um investimento estratégico no fortalecimento das equipes, alinhando as necessidades da empresa com o desenvolvimento de cada colaborador. “Estamos criando um espaço de desenvolvimento, valorização e crescimento contínuo. É gratificante ver a evolução de cada colaborador e como isso repercute positivamente na equipe e na empresa como um todo”, ressalta.
Autoconhecimento e crescimento profissional
O Programa Talentos Rio Deserto tem se consolidado como uma iniciativa estratégica para o crescimento das equipes. Para o gerente industrial, Pedro Cechinel Junior, o projeto vai além do simples mapeamento de perfis. “Ao compreendermos as características de cada colaborador e realizarmos devolutivas individuais, promovemos um alinhamento mais profundo entre habilidades, desafios e oportunidades de melhoria. Isso fortalece a autonomia, a tomada de decisão e a capacidade de atuar em equipe”, destaca.
Na unidade Ragro, o coordenador Felipe Bertoncini ressalta o caráter humano da iniciativa. “Mais do que um processo técnico, o Programa Talentos demonstra que cada pessoa é única e essencial. Reconhecemos talentos, estimulamos a autoestima e abrimos portas para o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma.
Já o coordenador da RBM Beneficiamento de Minerais, Altieris Elias, enfatiza a dimensão de futuro que a ação proporciona. “Iniciativas como essa incentivam o autoconhecimento, fortalecem competências e preparam cada colaborador para as oportunidades. Mais do que resultados imediatos, o que realmente importa é estar aberto ao desenvolvimento e, a partir dessa evolução, construir um caminho de crescimento coletivo”, sublinha.







