Publicado em: 25/05/2021

Apostando em segurança, tecnologia e inovação, Rio Deserto conquista 23º Prêmio de Excelência


Apostando em segurança, tecnologia e inovação, Rio Deserto conquista 23º Prêmio de Excelência


Apostando em segurança, tecnologia e inovação, a Rio Deserto conquistou o 23º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira 2021, destacando-se mais uma vez entre as grandes mineradoras do Brasil. O projeto vencedor, “Sistema on-line de controle de emergência”, implantado na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, em Treviso (SC), proporcionou a melhoria do Plano de Atendimento de Emergência (PAE) da empresa. Com essa premiação, a Rio Deserto soma nove anos de reconhecimento no Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira, com títulos conquistados entre 2010 e 2021.

A ideia foi desenvolvida pelo engenheiro eletricista, Elton Luis Martins, o engenheiro de segurança do trabalho, Jonathann Nogueira Hoffmann, e o assistente de suporte de Tecnologia da Informação, Rafael Michels Américo. O objetivo foi a redução do tempo de resposta, permitindo a atuação de forma preventiva nos cenários de emergência e a melhoria no sistema de comunicação e comando.

Considerado um ícone da indústria minero metalúrgica brasileira, o Prêmio de Excelência reconhece as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o país. A premiação e o workshop de apresentação dos cases vencedores estão programados para os dias 1º e 2 de setembro deste ano, em formato híbrido, ou seja, com público presencial em Belo Horizonte (MG) e transmissão ao vivo pelo YouTube.

Sobre o projeto

O projeto “Sistema on-line de controle de emergência”, da Rio Deserto, foi desenvolvido para interligar as ferramentas de monitoramento e controle, de forma a auxiliar em possíveis sinistros e/ou emergências. Assim, permite, além da visualização dos acionamentos de alarmes de emergência, a interação e execução de comandos no processo, tendo em vista a resolução rápida e a minimização dos impactos. Tudo é feito por meio de computadores e smartphones.

Antes da implantação do projeto, os controles eram realizados por intervenção direta, ou seja, recebimento de informações verbais e atuação humana (deslocamento, verificação de falha, mobilização de recursos, tomada de ação, dentre outras iniciativas). Isso abria possibilidades de ocorrerem falhas diversas, além do elevado tempo de resposta para atendimento e contenção em caso de sinistros.

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