Publicado em: 02/08/2023

Colaboradores da Rio Deserto visitam mina de ouro, no Paraná


Colaboradores da Rio Deserto visitam mina de ouro, no Paraná


Colaboradores da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto, visitaram a Mineração Tabiporã, de extração de ouro, localizada no município de Campo Largo, no Paraná, no último sábado, 29 de julho. O objetivo foi conhecer as operações de lavra e beneficiamento da mina subterrânea, bem como os equipamentos, técnicas de extração, geologia, engenharia, topografia e manutenção.

A viagem técnica foi promovida pelo gerente da Mina Cruz de Malta, engenheiro de minas, Alexandre Eduardo Fauth. Participaram da visita, os colaboradores das áreas de produção, elétrica, mecânica de rochas, meio ambiente, manutenção, topografia, correias e PCP (Planejamento e Controle de Produção) – área técnica. Dois colaboradores de outra carbonífera também acompanharam a viagem, numa parceria com o Sindicato dos Mineiros.

Experiência e troca de conhecimento

Um dos participantes da visita técnica, o supervisor de manutenção mecânica, Evandro Luiz dos Santos, relata a importância de conhecer outras empresas mineradoras. “Foi um momento muito produtivo para nós, da equipe técnica, sendo possível conhecer diferentes meios de extração de minérios”, sublinha. Segundo ele, a organização dos testemunhos de sondagem também foi algo impressionante.

Outro participante, o supervisor da mecânica, Diego Tasca, ressalta a gratidão pela experiência e troca de conhecimento proporcionadas pela Rio Deserto aos colaboradores. “Foi uma experiência única. A equipe técnica da Mineração Tabiporã merece reconhecimento, principalmente pela dificuldade de extração e profundidade que o minério de ouro se encontra”, afirma. Conforme Tasca, a organização e a limpeza também foram características que se destacaram.

Para o colaborador Erick Baschirotto, também supervisor de mecânica, foi muito satisfatório conhecer a realidade de trabalho de outra mina de subsolo. “Muitos de nós apenas tínhamos o conhecimento da extração de carvão mineral. Nessa visita tivemos o prazer de acompanhar a rotina dos trabalhadores, manutenção das máquinas, detalhes da extração e também o processo de beneficiamento de outro minério”, disse.

Sobre a mina

As atividades da Mineração Tabiporã tiveram início em 1980. A Tabiporã é a única mineradora de ouro ativa no Sul do Brasil. Foi de lá que saiu o ouro das medalhas da Olimpíada e Paralimpíada, realizadas no Rio de Janeiro, em 2016.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.