Publicado em: 29/01/2024

Com atividade lúdica, Rio Deserto conscientiza colaboradores sobre Janeiro Branco


Com atividade lúdica, Rio Deserto conscientiza colaboradores sobre Janeiro Branco


A campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre a saúde mental, foi reforçada de forma lúdica nas unidades da Rio Deserto. Além de orientações práticas, a empresa realizou uma atividade com os colaboradores reforçando a importância dos cuidados emocionais no dia a dia. A ação foi promovida pelo departamento de Recursos Humanos da empresa.

Durante a interação, cada colaborador recebeu um balão e precisava assoprar uma, duas ou três vezes, conforme eram mencionadas situações que mais lhe incomodavam. Menções do tipo “Quando alguém que você considera não te escuta” e “Quando você se atrasa para um compromisso importante” foram algumas destacadas. Após algumas frases, foram feitas reflexões sobre os balões, que estavam vazios, cheios ou os que haviam estourado.

Uma das participantes da atividade, a analista de laboratório, Malu Peraro Scarpato, ressalta que a prática foi muito interessante, principalmente para reforçar a importância de cada um saber administrar os próprios sentimentos, não deixando a situação sair do controle e estourar, como o balão da atividade lúdica. “Trazer essas práticas para o ambiente de trabalho nos ajuda a lembrar que precisamos cuidar de nós mesmos para sermos capazes de cuidar dos outros e desempenhar bem o nosso papel de colaborador”, disse.

Outro participante, Jeferson Gomes, que atua no almoxarifado da Unidade de Extração Mina 101, em Içara, sublinha que a ação proporcionou uma visão mais ampla em relação aos aspectos do cotidiano. “Algo que para mim tem pouca relevância, para o outro talvez seja um gatilho que afeta o humor e o seu estado psicológico. Por isso, a importância de compreender que cada pessoa é um ser único, com diferentes maneiras de pensar e agir”, ressalta. Segundo ele, a ação realizada na Rio Deserto reforça o conhecimento dos colaboradores e proporciona mais engajamento.

A analista de Recursos Humanos da empresa e psicóloga, Alice Constantino Joaquim, que conduziu a ação junto aos colaboradores, afirma que a conscientização é a melhor forma de prevenção. “Falar sobre saúde mental é importante o ano todo e, no Janeiro Branco, a campanha é ainda mais viva e participativa”, destaca.

“Converse. Peça ajuda. Cuide-se.” foi tema da campanha

Além da realização da atividade lúdica junto aos colaboradores, outras ações também marcaram o Janeiro Branco na Rio Deserto. Durante o mês, todos os computadores da empresa receberam um wallpaper (imagem de tela) com ênfase para o tema: “Converse. Peça ajuda. Cuide-se”. Outra ação foi a comunicação enviada para todos os colaboradores, via WhatsApp, com informações sobre os convênios que a empresa mantém com clínicas de atendimento psicológico, visando a saúde mental e o cuidado emocional dos trabalhadores e familiares. Um vídeo, com dez dicas para cuidar da saúde mental, também foi elaborado e enviado aos colaboradores da empresa.

ODS 3

As ações realizadas na Rio Deserto em alusão à campanha Janeiro Branco, bem como as parcerias com psicólogos para atendimento de colaboradores e familiares, estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ênfase no ODS 3 (Saúde e Bem-estar). O objetivo é assegurar acesso a serviços essenciais de saúde de qualidade para uma vida saudável, promovendo o bem-estar para todos os colaboradores e familiares.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.