Com incentivo da Rio Deserto, Clube de Mães de Treviso confecciona artesanatos sobre a mineração de carvão
A mineração de carvão foi tema de trabalhos confeccionados pelas mulheres que fazem parte do Clube de Mães Raiar do Sol, da comunidade de Forquilha, no município de Treviso. A ação integra o projeto “Mineração em Arte”, promovido pela Rio Deserto. O objetivo foi valorizar o trabalho artesanal da região, destacando uma das principais fontes econômicas, que é o carvão mineral.
Nas toalhas de louça, a figura de trabalhadores da mineração de carvão, equipamentos de segurança, processos de extração, transporte ferroviário, imagem de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros) e até a sede do Escritório Central da Rio Deserto foram retratadas por meio de bordados e trabalhos de patchwork (com retalhos de tecidos). As barras, passa-fitas e crochês contribuíram para o acabamento das peças.
Uma das participantes do grupo, Sorlei Maria Rossi Miotelli, explica que foi uma satisfação fazer os bordados com o tema carvão, já que a família e muitas pessoas de Treviso trabalham no setor. “Gostei bastante de fazer o bordado, mostrando a importância que o carvão mineral tem para nós. Espero que esse projeto se repita mais vezes”, disse.
A líder do Clube de Mães, Juciléia Regina Nicheli Tasca, a Neguinha, afirma que a participação no projeto da Rio Deserto proporcionou aprendizagem para todas as integrantes do grupo. “Em todas as famílias daqui, tem uma pessoa que trabalha na mina ou que já se aposentou. Por isso, é uma honra fazer parte de um projeto como esse”, ressalta.
Os trabalhos artesanais elaborados pelo Clube de Mães Raiar do Sol, de Treviso, devem ser expostos para os colaboradores da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto, em Treviso, durante o mês de novembro. Depois, serão identificados com informações sobre o projeto social e o clube de mães participante, sendo enviados junto ao brinde de fim de ano, para clientes e fornecedores.





