Publicado em: 24/03/2021

Combate a incêndio é foco de simulado de emergência realizado na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto


Combate a incêndio é foco de simulado de emergência realizado na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto


O Plano de Emergência Acidente Grave e/ou Fatal (PE 504) e o Plano de Emergência Combate a Incêndio (PE 508) foram as bases do simulado de emergência realizado na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada em Içara. O treinamento prático aconteceu no dia 16 de março e envolveu 55 colaboradores.

Entre os aspectos observados no simulado, destaque para a comunicação e liderança; plano de ação realizado pelos brigadistas, supervisores e demais colaboradores; utilização da máscara de fuga rápida; transporte da vítima no subsolo; quebra de tapumes e fechamento da cortina corta-circuito (alterando o fluxo de ventilação); e desenvolvimento de abrigo seguro.

O engenheiro de segurança do trabalho, Rafael Bortolotto, explica que o incêndio é uma das mais complexas situações de emergência que podem ocorrer no subsolo das minas. “Para o simulado, buscamos alternativas aplicáveis e seguras como a fumaça artificial, destacando informações e metodologias que podem ser adotadas em uma possível situação real”, disse.

Ao final do simulado, também foram relatadas práticas alternativas para casos de incêndio, conforme cenário de emergência.

Brigadas de Emergência

A segurança é prioridade na Rio Deserto. Em todas as unidades da empresa há colaboradores treinados periodicamente para atuar na prevenção de acidentes e intervir em situações de risco e urgência. As capacitações das Brigadas de Emergência são de responsabilidade do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e cumprem as exigências das Normas Regulamentadoras. Os brigadistas e colaboradores participam de simulados periodicamente e também atuam como multiplicadores de conceitos de boas práticas de segurança, dentro e fora da organização.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.