Publicado em: 22/03/2022

Dia Mundial da Água: atenção com recursos hídricos está presente no dia a dia da Rio Deserto


Dia Mundial da Água: atenção com recursos hídricos está presente no dia a dia da Rio Deserto


Em todos os processos realizados na Rio Deserto, a atenção com o uso da água se faz presente. A empresa tem compromisso com a gestão sustentável e adota diversas práticas que preveem a preservação, a reutilização e o consumo consciente dos recursos hídricos.

O coordenador ambiental da Rio Deserto, engenheiro Felipe Medeiros Bertoncini, afirma que as práticas adotadas na mineração em relação ao meio ambiente já são exemplos para outros setores da economia. “Técnicas modernas são utilizadas nas atividades, tanto em superfície quanto em subsolo, especialmente em se tratando de recursos hídricos”, destaca.

Reutilização no processo produtivo

Na Rio Deserto, os efluentes provenientes da mineração de carvão são tratados por meio de processos físico-químicos nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), localizadas nas próprias unidades de extração da empresa.

A água tratada é reutilizada nas operações de lavra em subsolo, beneficiamento, limpeza e banheiros. O restante do efluente tratado, que não é utilizado na empresa, retorna para o meio ambiente com boa qualidade, em procedimento seguro, atendendo totalmente às exigências da legislação ambiental. “Na Rio Deserto, 100% da água utilizada no processo de extração e beneficiamento de carvão é proveniente do reaproveitamento do efluente tratado”, ressalta Bertoncini.

Água tratada é disponibilizada também para a agricultura e indústria local

Além da reutilização da água nos processos produtivos, na Unidade de Extração Mina 101, localizada em Içara, a água tratada proveniente da mineração de carvão é reaproveitada também na agricultura e indústria local. “Como a área do entorno é constituída por plantações de arroz, a Rio Deserto passou a contribuir com a agricultura, sendo que as áreas de cultivo de arroz foram ampliadas. A indústria local também passou a utilizar a água tratada proveniente da mineração no processo produtivo. Atualmente, mais empresas localizadas no entorno da mina estão buscando utilizar a água tratada em seus processos”, explica o coordenador ambiental.

Monitoramento de rios

Conforme Felipe, quando aplicadas boas práticas de cuidados ambientais no processo de extração de carvão mineral, observa-se que não há interferência no comportamento dos recursos hídricos locais. “Os rios existentes no entorno das unidades de extração são continuamente monitorados, com o objetivo de evidenciar que a atividade desenvolvida não está causando impactos no local. As recuperações ambientais realizadas na região carbonífera ao longo dos últimos anos também vêm contribuindo para a melhoria geral da qualidade dos rios”, finaliza.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.