Publicado em: 20/05/2022

Em visita à Diamante Geração de Energia, Rio Deserto fortalece parceria para a Transição Energética Justa


Em visita à Diamante Geração de Energia, Rio Deserto fortalece parceria para a Transição Energética Justa


As instalações e operações da Diamante Geração de Energia (Complexo Termelétrico Jorge Lacerda), localizada em Capivari de Baixo, foram apresentadas nessa quinta-feira, 19, para toda a cadeia produtiva do carvão mineral. Na ocasião, a Rio Deserto foi representada por um dos administradores, Valcir José Zanette, pelos assessores administrativo e financeiro, Eduardo Netto Zanette e João Gabriel Pagnan Zanette, e pelo superintendente de mineração, engenheiro Ricardo Barbosa.

“A visita superou as nossas expectativas, sendo destacados temas como geração de energia, segurança, meio ambiente e responsabilidade social. O setor carbonífero está trabalhando com união e entendimento, tendo em vista a Transição Energética Justa. Temos responsabilidade, vamos fazer a nossa parte e comprovar o nosso comprometimento com a redução de emissões de gases do efeito estufa e a sustentabilidade da atividade”, afirma Valcir José Zanette.

Durante a visita, as empresas parceiras foram homenageadas pela Diamante Geração de Energia com uma placa e a seguinte mensagem: “A Diamante Geração de Energia agradece pela parceria e união de forças, em prol da continuação das atividades relacionadas à cadeia produtiva do carvão. Juntos, somos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da região Sul do Estado”.

Além da Rio Deserto, também participaram da visita, os representantes das demais carboníferas da região, Ferrovia Tereza Cristina, Transferro, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM).

Setor é propulsor do desenvolvimento

O setor carbonífero compõe as raízes do desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina. Na década de 1950, o Estado produzia 400 mil toneladas anuais de carvão. Com isso, surgiu a ideia de ampliação da geração de energia, na localidade de Capivari de Baixo, então distrito de Tubarão, onde já havia uma pequena usina implantada pelas próprias mineradoras. Nasceu assim a Sotelca (Sociedade Termelétrica de Capivari), cuja fundação foi liderada pelo governador Jorge Lacerda.

A Rio Deserto faz parte dessa história desde o início, fornecendo carvão mineral para a geração de energia elétrica.

A região Sul de Santa Catarina, portanto, possui uma conjuntura socioeconômica, cultural, política e ambiental fortemente influenciada pela mineração de carvão.

Vários setores econômicos do Sul Catarinense, que hoje têm importante representatividade em todo o Brasil, também foram impulsionados pela mineração de carvão. É o caso de segmentos como o metal-mecânico, químico, plástico, confecções, supermercados e outros.

Além da economia, a educação também foi fortalecida por meio da mineração. O setor criou em 1959 e, hoje, é mantenedor de uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, a SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), com sede no município de Criciúma, que dispõe de uma infraestrutura focada na aprendizagem completa, oferecendo Educação Infantil até a Pós-graduação. Mantém também o Centro Tecnológico, que atua na área da pesquisa científica, inovação, projetos e serviços laboratoriais, trazendo novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável.

 

Fotos: Diamante Geração de Energia

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.