Publicado em: 10/05/2022

Entre mineradoras do Brasil, Rio Deserto conquista 24º Prêmio de Excelência


Entre mineradoras do Brasil, Rio Deserto conquista 24º Prêmio de Excelência


A Rio Deserto conquistou o 24º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira 2022, promovido pela Revista Minérios & Minerales. A premiação destaca os melhores projetos relacionados ao aumento de produtividade, com uso crescente de automação e tecnologias digitais, redução de custos, inovação, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o país. A solenidade de premiação está programada para 21 de junho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) , durante o 13º Workshop OPEX 2022 – Redução de Custos na Mina e na Planta.

O projeto premiado, “Nacionalização e automação do equipamento Shuttle Car para aumento de eficiência”, foi desenvolvido na Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, localizada em Siderópolis, para uso nas unidades de extração da empresa. Os Shuttle Cars são carros de transporte utilizados na mineração subterrânea. Os equipamentos são importados e precisam de adequações tendo em vista a operação e manutenção.

Um dos envolvidos no projeto, o engenheiro eletricista Elton Luis Martins, explica que a Rio Deserto, com o conhecimento da engenharia e vários projetos, vem se destacando nessas operações de reformas e adequações que melhor atendem às necessidades internas. “No caso do Shuttle Car, o objetivo foi o aumento da eficiência do transporte de carvão mineral, redução de manutenção corretiva, nacionalização dos componentes, aumento da segurança, bem como a automação de controle de operação, visando o acompanhamento das variáveis, melhor operação e melhoria na tomada de decisão”, justifica.

Reconhecimento destaca inovação do setor carbonífero

O Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira visa divulgar os projetos de aumento de produtividade, redução de custos e inovação, desenvolvidos pelas equipes de diversos setores de mineradoras do Brasil. Desde 2010, a Rio Deserto já conquistou 11 títulos.

O projeto “Nacionalização e automação do equipamento Shuttle Car para aumento de eficiência” foi desenvolvido na Rio Deserto pelos colaboradores Elton Luis Martins (coordenador de engenharia elétrica), Jonathann Nogueira Hoffmann (coordenador de segurança do trabalho), Elizandro Luiz Pagani (supervisor de elétrica), Leonardo Formanski (supervisor de elétrica), Jacimar Vilpert (supervisor de manutenção elétrica) e Agnaldo Kunhaski (eletricista industrial).

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.