Publicado em: 03/07/2024

Estratégias para evitar a geração de DAM são destacadas em visita na Rio Deserto


Estratégias para evitar a geração de DAM são destacadas em visita na Rio Deserto


Mais de 25 técnicos da ANM (Agência Nacional de Mineração), FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e SGB (Serviço Geológico do Brasil), visitaram a Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada em Içara, no dia 28 de junho. A visita integrou o calendário de um curso da ANM sobre Drenagem Ácida de Mina (DAM).

Durante a visita, foram apresentados os diferenciais da Unidade de Extração Mina 101, com ênfase para as estratégias e tecnologias utilizadas para evitar a geração de DAM, como o controle eficaz das águas subterrâneas e o monitoramento ambiental rigoroso. As práticas sustentáveis, como a destinação da água da Mina 101 para a agricultura e indústria, também foram mencionadas.

A engenheira química/mineral da Rio Deserto, Rosimeri Venâncio Redivo, destacou a importância da visita. “Foi algo muito produtivo, que nos permitiu apresentar os diferenciais da Unidade de Extração Mina 101 e demonstrar que é possível minerar sem gerar DAM”, disse. Segundo ela, a unidade é um exemplo, já que por meio de medidas de controle das águas subterrâneas, monitoramento constante e geologia favorável, opera há 14 anos sem alteração nenhuma na qualidade da água que é bombeada do subsolo.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.