Publicado em: 29/06/2011

Estudantes do RS conhecem extração de carvão no Sul Catarinense


Estudantes do RS conhecem extração de carvão no Sul Catarinense


Os acadêmicos da sétima fase do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visitaram a unidade extrativa Cruz de Malta, das Empresas Rio Deserto, em Treviso. A visita foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, com acompanhamento do professor e doutor em Engenharia de Minas, André Cezar Zingano. O motivo que fez a turma vir de Porto Alegre para conhecer a extração no Sul de Santa Catarina foi a inovação tecnológica utilizada aqui: o conjunto mecanizado. Os alunos analisaram, também, a mecânica de rochas – pilares, escoramento de teto e operações de lavra.  Antes de descer ao subsolo, os estudantes assistiram a uma palestra sobre segurança e aprenderam a utilizar os equipamentos necessários na mina.

O conjunto mecanizado tem como principais funções o minerador contínuo e o Back Fill. Com o minerador contínuo, a Rio Deserto trouxe uma inovação para a extração de carvão no Brasil, substituindo o uso de explosivos pela utilização de maquinários. Já o Back Fill consiste no processo de devolver ao subsolo o rejeito do carvão, eliminando os depósitos de pirita na superfície. Além de ser uma prática pioneira no país, o conjunto mecanizado traz benefícios ao trabalhador e à atividade mineradora. Alguns desses benefícios são a maior segurança do mineiro, a redução do impacto ambiental e o melhor aproveitamento dos recursos de subsolo.

Texto: Bruna Borges | Alfa Comunicação

Fotos: Priscila de Stéfani | Empresas Rio Deserto

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.