Publicado em: 19/01/2022

Estudo sobre drenagem ácida, com participação da Rio Deserto, foi apresentado durante Congresso Latino-Americano


Estudo sobre drenagem ácida, com participação da Rio Deserto, foi apresentado durante Congresso Latino-Americano


O artigo “Ozônio e microrganismos aplicados à mitigação da formação de drenagem ácida em rejeitos de mineração de carvão”, cuja autoria teve participação da assistente de licenciamento ambiental da Rio Deserto, Suélen Zanin Manfioletti, foi apresentado durante o 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM), realizado em Belo Horizonte (MG), em novembro de 2021. O artigo também recebeu o reconhecimento de Melhor Trabalho na Categoria Acadêmico apresentado durante o congresso.

Além da participação da Rio Deserto, o estudo teve autoria dos especialistas Thauan Gomes, Hilária Mendes de Souza, Maykon Cargnin, Willian Acordi Cardoso, Gustavo Simão e Elidio Angioletto, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), além de Marintho Bastos Quadri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento reuniu profissionais de diferentes países, sendo compartilhadas experiências sobre a drenagem ácida no Brasil e na América Latina e como esse fenômeno é tratado nos países onde a mineração é uma atividade expressiva da economia.

O congresso foi uma realização da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – Núcleo Minas Gerais (ABAS-MG), em conjunto com a South American Network for Acid Prevention – SANAP (sigla em inglês que significa Rede Sul-Americana de Prevenção de Ácidos), que representa um grupo de pesquisadores e consultores da América do Sul, e com a International Network for Acid Prevention – INAP (sigla em inglês que significa Rede Internacional de Prevenção de Ácidos), entidade que representa as grandes companhias de mineração de atuação global, que lidam diariamente com este fenômeno geoquímico. Teve também o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB).

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.