Publicado em: 12/01/2022

Felinos do Aguaí: Programa de Saúde Ecológica passa a compor escopo de ações


Felinos do Aguaí: Programa de Saúde Ecológica passa a compor escopo de ações


O escopo de ações do Instituto Felinos do Aguaí, apoiado pela Rio Deserto, recebeu incremento em 2021 com a inclusão do Programa de Saúde Ecológica, que visa conscientizar sobre atitudes e práticas relacionadas à prevenção de doenças transmitidas por animais, também conhecidas como doenças zoonóticas. O assunto foi um dos destaques do relatório anual apresentado à empresa pela bióloga e coordenadora do Instituto, Micheli Ribeiro Luiz.

Uma das iniciativas do programa compreende a oferta gratuita do serviço de castração de animais domésticos como cães e gatos nas comunidades do entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. “O intuito é evitar o aumento das populações de animais domésticos no entorno das áreas protegidas, reduzindo a predação, competição e transmissão de doenças aos animais silvestres”, explica Micheli. Segundo ela, em 2020, foram castrados 80 animais domésticos no município de Treviso e, em 2021, 108 animais em Nova Veneza. As castrações foram realizadas em parceria com a Unibave (Centro Universitário Barriga Verde) e apoio do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) – que disponibilizou recursos financeiros para a ação.

Outra iniciativa do Programa de Saúde Ecológica, do Instituto Felinos do Aguaí, é a vacinação de animais domésticos, proporcionando proteção contra doenças como cinomose, adenovírus, parainfluenza, parvovirose, coronavirose, leptospirose e raiva. “Em 2021, foram vacinados 40 animais domésticos no município de Treviso”, afirma Micheli. Além disso, conforme ela, o monitoramento de macacos no entorno da Reserva do Aguaí também é realizado por meio do programa.

Programas de Pesquisa/Monitoramento e Educação Ambiental

Além do Programa de Saúde Ecológica, implantado recentemente, o Instituto Felinos do Aguaí também mantém iniciativas relacionadas aos programas de pesquisa e educação ambiental, bem como envolvimento com as comunidades.

No Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre, o destaque de 2021 ficou por conta da intensificação na campanha de captura de felinos silvestres, com 35 dias de campo e participação de vários médicos veterinários. O criadouro científico, construído para a reabilitação de animais também recebeu, em 2021, dois felinos silvestres, que tiveram uma nova oportunidade de voltar para a natureza.

No Programa de Educação Ambiental, por sua vez, foram realizadas palestras e lives online, sendo compartilhadas experiências, inclusive com outros países como Argentina e Paraguai. Atendimentos presenciais em instituições de ensino de todas as regiões do estado também foram realizadas.

Rio Deserto é parceira do Felinos do Aguaí desde 2006

O Instituto Felinos do Aguaí é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dedicada à conservação de felinos silvestres da Reserva Biológica Estadual do Aguaí e entorno. O projeto atende os municípios da região carbonífera Sul Catarinense (AMREC) e conta com a parceria da Rio Deserto desde 2006, quando iniciou as atividades. O Instituto é também signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com ênfase no ODS 15 (Vida Terrestre).

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.