“Hackathon: Desafio Carvão +” tem participação de colaboradores da Rio Deserto
Colaboradores da Rio Deserto participaram, nos dias 22 e 23 de novembro, da primeira edição do “Hackathon: Desafio Carvão+”. O evento, realizado no Cobusiness do Centro Tecnológico da Satc, teve a participação de mais de 40 pessoas, entre estudantes e profissionais de diversas áreas, que se reuniram em equipes para transformar ideias em soluções reais para o setor carbonífero.
Durante o evento, os grupos contaram com o auxílio de mentores de diversas áreas da parte técnica à administrativa. Participaram da dinâmica profissionais das carboníferas, acadêmicos do IFSC Criciúma, acadêmicos e profissionais da Satc, entre outros.
A Rio Deserto foi representada pelos colaboradores Murilo Eduardo Lorenzon (Unidade Metalúrgica), Reginaldo Manenti dos Santos (Unidade Novo Horizonte), Cesar Nascimento Gonçalves (Unidade Mina 101), Diego da Silva Demétrio (Unidade Mina Cruz de Malta) e Eduardo Pereira Tramontin (Unidade Mina Cruz de Malta). O especialista em beneficiamento, Adriel Constantino Machado, participou como mentor das equipes, e o coordenador de TI, André De Luca Dalsasso, fez parte da organização do evento.
Após o desenvolvimento das ideias, ao final do evento, cada grupo apresentou as soluções encontradas. Entre os temas trabalhados no Hackathon, destaque para a automatização no uso de equipamentos e máquinas de subsolo, umidade do carvão no processo produtivo e transporte e uso de biomassa e/ou turfa para ajuste de especificação.
A primeira edição do Hackathon: Desafio Carvão+” teve o apoio do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc/Carvão+), Ferrovia Tereza Cristina, Diamante Geração de Energia e Sebrae. A curadoria que atuou na organização foi composta e coordenada pela Satc, com participação de representantes do Ecossistema Local de Inovação, IFSC Criciúma, Criciúma Conecta Inovação, Unesc, ACIC, Centro de Inovação Criciúma, IEL/FIESC e SESI/SENAI.
