Publicado em: 10/01/2022

IMA realiza auditoria técnica no RD Lab Referência Laboratorial, da Rio Deserto


IMA realiza auditoria técnica no RD Lab Referência Laboratorial, da Rio Deserto


Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizaram auditoria técnica no RD Lab Referência Laboratorial, da Rio Deserto, localizado em Urussanga, no dia 13 de dezembro. A ação faz parte do processo de renovação da Certidão Ambiental de Reconhecimento de Laboratório para Análises de Águas e Efluentes. Após verificação, o IMA recomendou a emissão de certidão para 46 parâmetros.

A coordenadora de gestão da qualidade da Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, explica que a avaliação é realizada mediante ao atendimento dos requisitos da ISO/IEC 17.025 (Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração). “O sistema de gestão de laboratório baseado na norma ISO/IEC 17.025 tem o intuito de promover a confiança na operação, oferecendo serviços com precisão de resultados e de qualidade”, afirma. Segundo ela, o reconhecimento do RD Lab pelo IMA é de suma importância para o atendimento às legislações e prestação de serviços de análises.

Entre os principais itens avaliados durante a vistoria técnica, ênfase para o Certificado de Calibração dos Equipamentos (RBC), cálculo de incerteza, validação dos métodos (Padrões MRC), relatório de análise (laudo), plano de amostragem (ficha de coleta), estudo interlaboratorial e de proficiência, auditoria interna, tratamento de não conformidades, registros de melhorias e treinamento de colaboradores.

Certidão de Reconhecimento é essencial para execução de atividades

O Decreto nº 3.754, de 22 de dezembro de 2010, institui normas e critérios para o reconhecimento de laboratórios ou prestadores de serviços de análises ambientais que apresentem qualquer tipo de documento, laudos, certificados de análises, pareceres ou relatórios que serão submetidos ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) para qualquer fim. Desde 31 de dezembro de 2014, o IMA somente aceita documentos, laudos, certificados de análises, pareceres ou relatórios provenientes de laboratórios reconhecidos pelo órgão.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.