Publicado em: 18/10/2023

Informação, conscientização e dinâmicas marcam SIPAT e SIPAT/MIN 2023, da Rio Deserto


Informação, conscientização e dinâmicas marcam SIPAT e SIPAT/MIN 2023, da Rio Deserto


Um cronograma repleto de temas e atividades marcou a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (unidades do industrial) e a SIPAT/MIN – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração (unidades de mineração), da Rio Deserto, realizadas de 9 a 13 de outubro. Informação, conscientização e dinâmicas envolveram os colaboradores de todas as unidades da empresa. A ação foi coordenada pelo SESMT (Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho).

Durante os dias de atividade, o departamento de Recursos Humanos tratou do assunto Assédio Moral e Sexual do Ambiente de Trabalho, em conformidade com a Lei nº 14.457/2022 e Portaria MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) nº 4.219, que altera a nomenclatura da CIPA para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. Em paralelo, o departamento de comunicação fez o lançamento do aplicativo de comunicação interna, onde é possível realizar denúncias anônimas relacionadas a assédio, conforme rege a lei.

Em parceria com o SESMT, o departamento de Recursos Humanos também promoveu atividades relacionadas à prevenção de ansiedade e estresse no dia a dia, inclusive com dinâmicas. O setor de segurança ainda reforçou aspectos relacionados à importância dos cuidados no ambiente de trabalho, mencionando exemplos por meio de vídeos e depoimentos.

Criatividade e lançamento do Programa SafeStart

A criatividade foi outro destaque da SIPAT e SIPAT/MIN 2023, da Rio Deserto. Colaboradores criaram e apresentaram teatros e paródias destacando a importância da prevenção de acidentes de trabalho. Nas unidades da empresa também foi lançado oficialmente o Programa SafeStart – uma metodologia internacional de segurança adotada pelo setor carbonífero, que terá início nas unidades da empresa. O sorteio de brindes finalizou a semana especial junto aos colaboradores.

O coordenador de saúde e segurança do trabalho da Rio Deserto, Edivaldo Sobrinho Velho, destaca que a participação e o envolvimento de todos foi essencial para o sucesso da SIPAT e SIPAT/MIN 2023. “A saúde e a segurança são temas que estão no dia a dia da Rio Deserto. Durante as atividades esses assuntos foram reforçados, de modo a destacar a responsabilidade de cada um para um ambiente de trabalho mais saudável, unido e feliz”, sublinhou.

 

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.