Publicado em: 29/11/2023

Instituto Felinos do Aguaí, que tem apoio da Rio Deserto, contabiliza conquistas em 2023


Instituto Felinos do Aguaí, que tem apoio da Rio Deserto, contabiliza conquistas em 2023


O Instituto Felinos do Aguaí, que tem o apoio da Rio Deserto, está finalizando o ano de 2023 contabilizando conquistas e planejando as próximas ações. O relatório de atividades anual foi apresentado na terça-feira, 28 de novembro, pela bióloga e coordenadora do projeto, Micheli Ribeiro Luiz.

Segundo Micheli, os últimos meses foram bastante marcantes. “Elenco as palavras ‘desafio’, ‘aprimoramento’ e ‘conquistas’ como as que melhores destacam esse período”, disse. Segundo ela, houve avanço em todos os programas do Instituto, além da implantação de novos projetos. “Tudo só foi possível graças à participação das pessoas, da comunidade”, ressaltou.

O Instituto Felinos do Aguaí é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dedicada à conservação de felinos silvestres da Reserva Biológica Estadual do Aguaí e entorno. O projeto, criado em 2006 e sediado em Siderópolis, conta com o apoio da Rio Deserto e atende os municípios da região carbonífera Sul Catarinense, contribuindo com a conservação do meio ambiente por meio da pesquisa científica, educação ambiental, saúde ecológica e envolvimento com as comunidades locais.

Programas abrangem vários municípios da região

Em 2023, o Instituto Felinos do Aguaí manteve as atividades do Programa de Educação Ambiental, Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre e Programa Saúde Ecológica. Além destes, implantou também o Programa Renaturalização. Todos eles contemplaram diversos municípios da região.

No Programa de Educação Ambiental, destaque para os princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), que incluem habilidades práticas, atitudes responsáveis e motivação para agir em prol da sustentabilidade. Ao todo, foram alcançadas diretamente mais de 2 mil pessoas, principalmente estudantes.

O Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre, por sua vez, desempenha papel fundamental na promoção do conhecimento científico sobre a rica biodiversidade existente nas áreas protegidas na região sul de Santa Catarina. Em 2023, destacam-se algumas conquistas notáveis, como os resultados obtidos na Reserva São Francisco e a realização da Expedição Científica Aguaí.

Referente ao Programa Saúde Ecológica, diversas ações foram realizadas no decorrer do ano, com ênfase para campanhas educativas, monitoramento de primatas (principais hospedeiros do vírus febre amarela), bem como ações de castração e vacinação de animais domésticos presentes no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. Ao todo, foram quase 400 animais castrados e mais de 160 animais vacinados nos municípios de Treviso, Siderópolis e Nova Veneza.

Já o Programa Renaturalização, implantado neste ano de 2023, representa um marco importante na missão do Instituto Felinos do Aguaí, sendo restaurados ecossistemas impactados pela ação humana. O objetivo é reintegrar espécies nativas da fauna, recuperar habitats, combater espécies invasoras e fomentar a conservação da biodiversidade.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.