Publicado em: 15/06/2020

Instituto Felinos do Aguaí, que tem apoio da Rio Deserto, inicia campanha de prevenção de zoonoses e castração de animais domésticos


Instituto Felinos do Aguaí, que tem apoio da Rio Deserto, inicia campanha de prevenção de zoonoses e castração de animais domésticos


O Instituto Felinos do Aguaí, que tem o apoio da Rio Deserto, iniciou uma campanha que visa à prevenção de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e seres humanos) e à castração de animais domésticos, como cães e gatos. A ação vai abranger as comunidades que vivem no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, iniciando pelos municípios de Treviso, Siderópolis e Nova Veneza.

A bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Michele Ribeiro Luiz, explica que irá às propriedades, conversará com as famílias e entregará material educativo. “Destacarei medidas simples, que podem ser adotadas no dia a dia, para evitar a transmissão de doenças entre animais e seres humanos. Também pretendo comentar sobre a relação entre animais domésticos e silvestres (doenças e predação) e sobre a importância da castração, tendo em vista reduzir as populações de cães e gatos domésticos”, ressalta.

Segundo Michele, a iniciativa surgiu com o Plano de Ação Nacional para Conservação de Pequenos Felinos Ameaçados de Extinção, coordenado pelo ICMBio/CENAP (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros). “A ideia era envolver assistentes sociais, clubes de mães e organizações dos municípios, porém, em virtude da pandemia do novo coronavírus, em que é necessário evitar aglomerações, o Instituto Felinos do Aguaí iniciará os trabalhos”, justifica. Conforme a bióloga, a ação deve se estender por, pelo menos, três anos.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.