Publicado em: 25/08/2023

ISO 9001, 14001 e 45001: Rio Deserto é recomendada à manutenção da certificação nas três normas


ISO 9001, 14001 e 45001: Rio Deserto é recomendada à manutenção da certificação nas três normas


A Rio Deserto foi recomendada à manutenção da certificação nas normas regulamentadoras ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional). A auditoria foi realizada nesta semana, de 21 a 25 de agosto, pelo organismo certificador TÜV NORD Brasil – BRTÜV (organismo de certificação independente brasileiro pertencente ao grupo alemão TÜV NORD).

A empresa possui certificação ISO 9001 e 14001 há quase 15 anos. A certificação ISO 45001, por sua vez, veio em 2021, substituindo a certificação OHSAS 18001, que a empresa mantinha desde 2018. As unidades recomendadas à manutenção das três certificações são a Unidade de Extração Mina 101 (Içara), Unidade de Extração Mina Cruz de Malta (Treviso), Unidade Mina Novo Horizonte (Criciúma) e RDLAB Referência Laboratorial (Urussanga), todas com o escopo “Extração e Beneficiamento de Carvão Mineral”.

A coordenadora de gestão da qualidade da Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, destaca que o sucesso da manutenção do Sistema de Gestão é resultado da dedicação e do trabalho da equipe, realizado nas unidades. “Além disso, cabe destacar o comprometimento dos auditores internos, da equipe do SIG (Sistema Integrado de Gestão) e do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho), bem como o apoio da direção e superintendência da Rio Deserto”, sublinhou.

Sistema Integrado de Gestão

O Sistema Integrado de Gestão (SIG), da Rio Deserto, concentra os processos de qualidade, gestão ambiental e saúde e segurança no trabalho. Os procedimentos implantados nas unidades obedecem às exigências dos órgãos certificadores, permitindo a conquista de recertificações e novas certificações em âmbito nacional e internacional. O reconhecimento comprova o engajamento e a dedicação dos colaboradores, bem como a responsabilidade da empresa com as atividades desempenhadas.

ODS

As certificações das normas regulamentadoras ISO, conquistadas e mantidas pela Rio Deserto, estão conectadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com ênfase no ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Isso porque promovem instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

 

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.