Publicado em: 05/02/2021

Locomotiva e vagoneta em exposição na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, destacam história da mineração


Locomotiva e vagoneta em exposição na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, destacam história da mineração


Uma locomotiva e uma vagoneta, utilizadas na atividade de mineração de carvão na década de 60, no município de Urussanga (SC), agora estão em exposição na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada em Içara (SC). Além de destacar a história do setor, o monumento também leva à reflexão sobre a evolução tecnológica do processo de extração de carvão mineral ao longo dos anos.

O gerente da unidade, engenheiro de minas Fabio Vanzeloti da Rosa, explica que resgatar a história do carvão é muito importante para a conscientização de como o setor evoluiu. “Lá atrás, foi um trabalho árduo, com muito suor e esforço. Isso nos faz valorizar tudo o que temos hoje, como as melhores condições operacionais, de segurança, atenção ao meio ambiente e a tecnologia envolvida nos processos”, afirma.

O monumento está instalado no pátio da unidade, onde há mais fluxo de pessoas. No local, também foi colocada uma placa com uma foto do equipamento sendo utilizado na época, com os seguintes dizeres:

 

PATRIMÔNIO DA HISTÓRIA DO TRANSPORTE DO CARVÃO MINERAL

Na década de 60, em Rio Deserto, localidade do município de Urussanga (SC), locomotivas como esta guiavam vagonetas carregadas com o carvão bruto da mina até o beneficiamento. Na época, eram movidas a diesel e a partida de seus motores era à manivela, mas, com o avanço tecnológico ao longo dos anos, foram substituídas por outras, movidas por eletricidade, com ou sem baterias.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.