Projeto Caminhos & Escolhas, da Rio Deserto, inicia com diálogo e reflexão sobre carreira profissional
O projeto Caminhos & Escolhas 2022, da Rio Deserto, iniciou na última quinta-feira, 1º de dezembro, com diálogo e reflexão sobre carreira profissional. A atividade foi realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e reuniu colaboradores da Rio Deserto e familiares. Ao todo, 20 pessoas fazem parte dessa edição do programa.
A conversa foi mediada pela analista de Recursos Humanos da Rio Deserto, Alice Constantino Joaquim, e contou com a participação de representantes de instituições de ensino da região. O objetivo do programa é contribuir na orientação profissional, permitindo que os participantes conheçam as profissões e façam uma escolha consciente e segura quanto à área de atuação profissional.
Além da conversa de abertura, mais duas etapas estão no calendário do projeto Caminhos & Escolhas. Nessa terça-feira, dia 6 de dezembro, será realizada uma atividade prática e, na semana de 12 a 16 de dezembro, acontecerão as devolutivas individuais, que é a apresentação do mapeamento dos resultados obtidos para cada participante, sendo identificadas as profissões e caminhos que melhor condizem com cada perfil.
Integração entre empresa e instituições de ensino
No diálogo e reflexão sobre carreira profissional, que abriu o cronograma de ações do projeto Caminhos & Escolhas 2022, o intuito foi promover uma troca de conhecimento, sendo abordados temas como construção de carreira profissional, competências, perfis, autoconhecimento, oportunidades do mercado de trabalho, entre outras.
A conversa contou com a participação da psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Esucri, Clarívia Fontana Possamai; do coordenador de estágio do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Campus de Criciúma, Vilmar Menegon Bristot; do coordenador administrativo educacional da Satc (Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão), Fabiano de Medeiros Ugioni; do gerente de operações SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Valmir Cabral; e da psicóloga e professora da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Rosimeri Vieira da Cruz de Souza.
Para o coordenador de estágio do IFSC – Campus de Criciúma, Vilmar Menegon Bristot, o projeto Caminhos & Escolhas, da Rio Deserto, é uma verdadeira ação de responsabilidade social, onde todos ganham. “É uma iniciativa que contribui expressivamente para o desenvolvimento da sociedade, no processo de gestão do conhecimento e no desenvolvimento do capital intelectual”, sublinhou.
Outra integrante da conversa, a psicóloga e professora da Unesc, Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, afirma que a experiência foi extraordinária. “Além da orientação profissional, ficou perceptível a alegria das pessoas em estarem ali, bem como a confiança que todos têm na empresa. Isso é raro nos dias de hoje, mas são esses vínculos que dão sentido ao trabalho e à vida das pessoas”, disse.
Caminhos & Escolhas
O projeto Caminhos & Escolhas surgiu em 2015, por meio do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), da Rio Deserto. A iniciativa, mantida pelo departamento de Recursos Humanos, visa a orientação profissional e incentiva a educação de colaboradores e familiares.
Essa é a quarta edição que está sendo realizada presencialmente. Em 2020, em função da pandemia Covid-19, os encontros presenciais foram substituídos pela publicação de um e-book com dicas de orientação profissional. Ao todo, mais de 60 pessoas já participaram do programa.
A ação está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), uma vez que busca garantir aos colaboradores o alcance pleno do seu potencial e capacidades.









