Projeto Clube Jovem Empreendedor: estudantes entregam desafios para Rio Deserto
Os estudantes que fazem parte do projeto Clube Jovem Empreendedor, promovido pela Prefeitura Municipal de Criciúma em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), entregaram desafios de inovação para as empresas. O evento, denominado 1ª Feira de Empreendedorismo Estudantil, aconteceu no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, no dia 30 de novembro, marcando o encerramento da primeira edição do projeto.
Durante a solenidade, a Rio Deserto recebeu placas de reconhecimento e desafios de alunos das duas escolas que apadrinhou: Escola Municipal de Educação Básica Professora Iria Zandomênego de Luca, localizada no bairro Naspolini, e Escola Municipal de Educação Básica Serafina Milioli Pescador, com sede no bairro Operária Nova. Nas estratégias, destaque também para a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O lançamento de desafios à Rio Deserto foi a última etapa do projeto Clube Jovem Empreendedor. A atividade iniciou em junho, quando um dos administradores da empresa, Valcir José Zanette, acompanhado dos assessores administrativo e financeiro, Eduardo Netto Zanette e João Gabriel Pagnan Zanette, bem como dos setores de Recursos Humanos e comunicação, visitaram as escolas e compartilharam experiências da trajetória pessoal e profissional.
Depois, foi a vez dos alunos visitarem a empresa. Por critérios de proximidade, os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Professora Iria Zandomênego de Luca conheceram a Unidade Metalúrgica, localizada em Siderópolis, e os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Serafina Milioli Pescador visitaram a Unidade Mina Novo Horizonte, em Criciúma.
Desafios propostos
Para a Unidade Metalúrgica, os alunos, orientados pela professora Claudia Dal Pont Borges Borba, esclareceram que não identificaram problemas para sugerir soluções, porém pensaram na possibilidade de algumas melhorias físicas, como sala de reunião e painéis de peças e ferramentas.
Para a Unidade Mina Novo Horizonte, por sua vez, os alunos, orientados pela professora Lucilene Marques, mencionaram a possibilidade de criação de um espaço ou memorial, com uma linha do tempo, sendo ressaltada a história da Rio Deserto, com os fatos mais relevantes da empresa, desde a sua fundação.
Sobre o projeto
O projeto Clube Jovem Empreendedor, do Governo de Criciúma e Acic, foi efetivamente realizado pela Secretaria de Educação e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. O objetivo foi desenvolver competências empreendedoras nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, 23 escolas do município e mais de 300 alunos estiveram envolvidos na ação.
Um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, destaca que a união de empresas, administração pública e escolas tem feito a diferença. “Essa iniciativa foi muito importante para despertar nos estudantes a continuidade dos estudos, seguindo agora para o Ensino Médio, motivando-os para os cursos técnicos, aproximando esses jovens da realidade do mercado de trabalho, despertando a vocação profissional”, disse.


