Publicado em: 22/08/2023

Projeto da Rio Deserto avança para fase final do Prêmio Catarinense de Ideias de Melhorias


Projeto da Rio Deserto avança para fase final do Prêmio Catarinense de Ideias de Melhorias


O projeto da Rio Deserto, classificado para o Prêmio Catarinense de Ideias de Melhorias, foi apresentado aos jurados, na sexta-feira, dia 18, em evento realizado em Florianópolis. O resultado final será divulgado no dia 22 de setembro, durante o Congresso Estadual de Equipes de Melhorias (CEEM), que acontecerá na cidade de São Bento do Sul.

A Rio Deserto é participante na categoria Qualidade e Produtividade, com o projeto “Redução no consumo de magnetita no processo de meio denso”, desenvolvido pelos colaboradores Adriel Constantino Machado, Adilson da Silveira Bosa, Cesar Nascimento Gonçalves, Diego da Silva Demétrio, Marcelo Duminelli, Paulo Henrique Lemos e Rauan Venâncio Martins, da Unidade de Extração Mina 101, localizada em Içara.

“O projeto representa nosso comprometimento com a excelência e também demonstra os resultados tangíveis alcançados por meio da inovação e da busca contínua pela otimização do processo de beneficiamento”, afirma o colaborador Adriel Constantino Machado.

Para o colaborador Adilson da Silveira Bosa, é gratificante a oportunidade de fazer parte de uma equipe que desenvolveu um projeto notável o suficiente para figurar como finalista de um prêmio estadual. “Isso mostra que, muitas vezes, um projeto pensado para uma melhoria interna na empresa pode ser maior do que imaginamos”, ressalta.

O projeto

O projeto elaborado pelos colaboradores da Rio Deserto consiste em melhorias no processo de beneficiamento de carvão mineral, com ênfase para o corte de magnetita, corte de finos, tanque de magnetita diluída e contenção do circuito meio denso. O resultado foi o alcance da redução no consumo de magnetita e a consequente economia no custo da matéria-prima por tonelada de carvão mineral, sendo fortalecidas as práticas sustentáveis nas operações.

O Prêmio

O Prêmio Catarinense de Ideias de Melhorias (PCIM) é promovido anualmente pelo Núcleo Catarinense de Promoção do CCQ (Círculos de Controle de Qualidade). A iniciativa reúne projetos de diversos segmentos, de várias regiões de Santa Catarina, sendo dividido nas categorias Lean, Qualidade e Produtividade, Ambiental, e Social / Saúde e Segurança.

Em 2019, a Rio Deserto foi campeã da 8ª edição do Prêmio Catarinense de CCQ (Círculos de Controle de Qualidade), com o projeto “Recuperação do eixo da cabeça de corte do minerador contínuo”, desenvolvido por colaboradores da Unidade Metalúrgica, localizada em Siderópolis.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.