Publicado em: 01/12/2020

Projeto Felinos do Aguaí: relatório anual de atividades é apresentado à Rio Deserto


Projeto Felinos do Aguaí: relatório anual de atividades é apresentado à Rio Deserto


O relatório de atividades 2020 do Instituto Felinos do Aguaí foi apresentado, no dia 24 de novembro, ao assessor financeiro da Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette, e ao assessor administrativo, Eduardo Netto Zanette. A apresentação dos dados foi feita pela bióloga e coordenadora do Instituto, Micheli Ribeiro Luiz, que elencou iniciativas nas áreas de educação ambiental, pesquisa científica e envolvimento com as comunidades locais.

Na parte de educação ambiental, destaque para as palestras realizadas de forma on-line (em razão da pandemia Covid-19), a produção de materiais educativos e a criação da Lista de Fauna do município de Nova Veneza. “Outra ação de grande relevância foi a campanha de prevenção às doenças zoonóticas, que ofereceu serviço gratuito de castração de animais domésticos (cães e gatos) no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, explica Micheli.

No programa de pesquisa científica, por sua vez, ênfase para a conclusão da obra do criadouro científico para fins de conservação, que visa a reabilitação e posterior soltura de felinos à natureza. Houve também o aparelhamento, com rádio-colar, de mais um indivíduo de jaguatirica, para monitoramento.

Já em relação ao envolvimento com as comunidades, o principal destaque ficou com a construção da ponte molhada, que facilitará o acesso ao costão da serra e ao Centro de Educação Ambiental do Instituto Felinos do Aguaí.

A certificação de Utilidade Pública Estadual do Instituto Felinos do Aguaí, o reconhecimento do Prêmio Latino América Verde e a adesão ao Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) também foram mencionados durante a apresentação.

 

Um ano para superar desafios

Segundo Micheli, apesar de 2020 ter sido um ano desafiador, em virtude da pandemia Covid-19, foi possível se reinventar, implementando importantes iniciativas relacionadas à conservação da natureza. “Agradeço a parceria da Rio Deserto. Importantes conquistas têm sido possível alcançar, com persistência e foco”, sublinha.

Os assessores financeiro e administrativo da Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette e Eduardo Netto Zanette, respectivamente, destacam que o Felinos do Aguaí é uma referência, em se tratando de projetos socioambientais, e se sobressai por ter objetivos e metas bem definidos, que levam a realizações ainda maiores.

 

Felinos do Aguaí

O Instituto Felinos do Aguaí é uma organização não governamental dedicada à conservação de felinos silvestres da Reserva Biológica Estadual do Aguaí e entorno. O projeto, que atende os municípios da região carbonífera Sul Catarinense (AMREC), conta com a parceria da Rio Deserto desde 2006, quando foi criado.

 

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.