Publicado em: 21/01/2020

Projetos da Rio Deserto serão apresentados no VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral


Projetos da Rio Deserto serão apresentados no VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral


Dois projetos da Rio Deserto foram selecionados e serão apresentados durante o VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM). O evento acontecerá no Centro de Eventos da PUC RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 25 a 28 de maio. Os trabalhos “Desafios na abertura do empreendimento mineiro: dez anos após a operação da Mina 101” e “Automatização como ferramenta do monitoramento ambiental” foram desenvolvidos pelos engenheiros químicos/minerais Rosimeri Venâncio Redivo e Felipe Medeiros Bertoncini, e pelas engenheiras ambientais Taíse da Silva Cancelier e Suelen Zanin Manfioletti.

A engenheira ambiental, Taíse da Silva Cancelier, ressalta que a participação no evento será uma oportunidade para apresentar as tecnologias adotadas no Sistema de Gestão Ambiental da Rio Deserto, bem como toda a atenção que a empresa tem com o meio ambiente. “Será ressaltado também o quanto o setor carbonífero investe em novos processos, atendendo às legislações ambientais e à segurança”, disse. Segundo ela, os projetos que serão apresentados levam em consideração a busca pelo desenvolvimento sustentável e demonstram que a atividade de mineração pode sim estar alinhada com o meio ambiente.

Para a engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo, o artigo “Desafios na abertura do empreendimento mineiro: dez anos após a operação da Mina 101”, em especial, será muito importante para mostrar que é possível mineração em subsolo sem interferência na disponibilidade e qualidade das águas superficiais e subterrâneas. “Além de não interferir nas águas, após uma década de operação se percebeu a melhoria das condições locais da sociedade, pelo uso da água tratada da mina. Exemplo disso foi a ampliação da área de cultivo de arroz e o uso da água no processo produtivo da indústria local”, explica.

Congresso Brasileiro de Carvão Mineral

O CBCM é considerado o principal evento sobre o carvão mineral do Brasil. A 6ª edição terá o tema “Desafios para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do Carvão Mineral”. O evento contará com renomados pesquisadores e palestrantes de forma a congregar a comunidade científica e o setor produtivo. O intuito é promover discussões relacionadas aos desafios e oportunidades da efetiva inserção do carvão brasileiro na economia nacional.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.