Rio Deserto é novamente recomendada à certificação nas normas ISO 9001, 14001 e 45001

A Rio Deserto foi novamente recomendada pelo organismo certificador TÜV NORD à certificação nas normas regulamentadoras ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental). A recomendação na ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), por sua vez, foi feita pelo organismo certificador DAKKS/TÜV NORD.
“Isso demonstra o compromisso da empresa com a qualidade dos produtos e serviços, atendimento aos requisitos legais, proteção ao meio ambiente, adoção de procedimentos na prevenção de lesões, incidentes, acidentes e doenças ocupacionais, eliminando perigos, reduzindo riscos e aumentando a segurança dos colaboradores”, afirma a coordenadora de gestão da qualidade da Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani. Segundo ela, a conquista é fruto do envolvimento e comprometimento dos colaboradores com os valores, metas e objetivos da organização.
As unidades recomendadas à manutenção das três certificações foram a Unidade de Extração Mina 101 (Içara), Unidade de Extração Mina Cruz de Malta (Treviso), Unidade Mina Novo Horizonte (Criciúma) e RDLAB Referência Laboratorial (Urussanga), com o escopo geral “Extração e beneficiamento de carvão mineral – análise, inspeção, blendagem e embarque de carvão mineral.”
SIG
O Sistema Integrado de Gestão (SIG), da Rio Deserto, concentra os processos de qualidade, gestão ambiental e saúde e segurança no trabalho. Os procedimentos implantados nas unidades obedecem às exigências dos órgãos certificadores, permitindo a conquista de recertificações e novas certificações em âmbito nacional e internacional.
A Rio Deserto possui certificação ISO 9001 e 14001 há mais de 15 anos. A certificação ISO 45001, por sua vez, veio em 2021, substituindo a certificação OHSAS 18001, que a empresa mantinha desde 2018.