Publicado em: 19/04/2022

Rio Deserto inicia ações para Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)


Rio Deserto inicia ações para Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)


Atenta à sustentabilidade, a Rio Deserto deu início às ações para a Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE. O primeiro passo será a realização de um inventário de gases do efeito estufa. Os trabalhos já começaram na Unidade de Extração Mina 101, localizada em Içara. Após, a metodologia será aplicada nas demais unidades da Rio Deserto.

A superintendente industrial, de qualidade, novos produtos e licenciamento, engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo, explica que um comitê interno foi criado para auxiliar na implantação e fortalecimento do programa. “Além disso, também contratamos uma empresa para a realização do inventário e cálculo de emissões. Os trabalhos serão realizados em conformidade com o Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta reconhecida internacionalmente para contabilização de gases do efeito estufa, aplicável a qualquer organização de todos os tipos de atividades e setores. Um protocolo que segue os princípios da ISO 14064”, justifica.

O coordenador de gestão da qualidade nas unidades de mineração da Rio Deserto, engenheiro de produção Giovani Luz, afirma que a implantação do programa será um desafio e uma oportunidade profissional.

Os assessores financeiro e administrativo da Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette e Eduardo Netto Zanette, respectivamente, relatam a importância do processo para a evolução da empresa. “A gestão de emissões de gases do efeito estufa é um assunto mundial. A Rio Deserto, por ser comprometida com o desenvolvimento sustentável, está acompanhando o movimento, quer quantificar as emissões, bem como manter e evoluir iniciativas e projetos que proporcionem a mitigação dos efeitos”, sublinham.

Um dos administradores da empresa, Valcir José Zanette, ressalta que o trabalho iniciado será extenso, mas revelará o compromisso e a transparência da Rio Deserto com assuntos relacionados às emissões de gases do efeito estufa. “Nós vamos fazer a nossa parte. O levantamento mostrará onde estamos, comprovando a modernização do setor carbonífero”, destaca.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.