Publicado em: 31/05/2021

Rio Deserto lança cartilha e realiza treinamento sobre mecânica de rochas


Rio Deserto lança cartilha e realiza treinamento sobre mecânica de rochas


A atenção com as rochas, os procedimentos corretos e a minimização de riscos na lavra subterrânea são assuntos destacados na cartilha sobre mecânica de rochas, lançada pela Rio Deserto no dia 17 de maio. O material foi desenvolvido pelo engenheiro de minas, Samuel Henrique de Andrade Campos, e serve como base para treinamento dos colaboradores das Unidades de Extração Mina Cruz de Malta e Mina 101, localizadas em Treviso e Içara, respectivamente.

Conforme Samuel, na atividade de mineração, em especial na lavra subterrânea, a intervenção humana afeta a estabilidade natural da rocha. “A elaboração e divulgação dessa cartilha, por meio de treinamento, visa aumentar o conhecimento dos colaboradores sobre o tema”, disse. Segundo ele, além de reforçar a necessidade de uma comunicação clara e eficiente, como o uso da sinalização em subsolo, na cartilha e no treinamento é ressaltada a importância de todos seguirem as regras de segurança, como “abatimento de choco”, e os procedimentos operacionais, como “escoramento de teto”.

O intuito do treinamento, realizado durante o DDSS (Diálogo Diário de Saúde e Segurança), antes do início dos turnos de trabalho, é instruir sobre a identificação de situações de possíveis riscos e as medidas preventivas. “Buscamos interagir de forma dinâmica, abordando a teoria com linguagem simples e objetiva. Os colaboradores se envolvem e é perceptível a assimilação do conteúdo”, disse Samuel.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.