Publicado em: 27/07/2022

Rio Deserto recebe comitiva do Ministério de Minas e Energia, Procuradoria Geral da República e Ministério Público Federal


Rio Deserto recebe comitiva do Ministério de Minas e Energia, Procuradoria Geral da República e Ministério Público Federal


Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Procuradoria Geral da República (PGR) e do Ministério Público Federal (MPF) visitaram a Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, em Içara, na tarde dessa terça-feira, dia 26. A comitiva cumpriu agenda durante todo o dia na região Sul Catarinense, com o intuito de buscar solução para as áreas da Ação Civil Pública (ACP) do Carvão.

Durante a visita, um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, destacou o quanto o processo de mineração evoluiu ao longo dos anos. “Estamos atuando com muito compromisso e responsabilidade, tanto na recuperação de áreas degradadas pela mineração do passado, como nos trabalhos atuais, com tecnologia, inovação e segurança”, afirmou. Segundo ele, é preciso continuar trabalhando e cumprindo com a participação na sociedade em desenvolvimento. “Contamos sempre com a importante e decisiva contribuição dos órgãos públicos”, disse.

Para a superintendente industrial, de qualidade, novos produtos e licenciamento, engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo, os avanços em recuperação ambiental representam desenvolvimento para a região. “O exemplo de outras áreas de recuperação já utilizadas, como parques públicos, reforça o entendimento de que as áreas recuperadas têm possibilidade de receber importantes investimentos. Tudo isso, porque o processo de recuperação é rigoroso e feito conforme normas técnicas bem estabelecidas”, sublinhou.

Na Rio Deserto, a visita também foi acompanhada pelo assessor financeiro, João Gabriel Pagnan Zanette; o assessor administrativo, Eduardo Netto Zanette; o superintendente de mineração, engenheiro Ricardo Barbosa; o engenheiro de minas e gerente da unidade, Fabio Vanzeloti da Rosa; o engenheiro de segurança, Rafael Bortolotto; o engenheiro ambiental, Felipe Medeiros Bertoncini; e o coordenador de gestão da qualidade, Giovani da Luz.

Visita ao CTSatc e reunião com prefeitos também fez parte do roteiro

Na manhã dessa terça-feira, antes da visita na Unidade de Extração Mina 101, o grupo conheceu o projeto de captura de CO2 que está em desenvolvimento no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). Os visitantes também receberam informações sobre outras pesquisas em andamento, como a transformação da pirita em bissulfito e a produção de zeólita a partir da cinza de carvão. Na sequência, estiverem na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em reunião com prefeitos da região, e participaram de um almoço no Parque dos Imigrantes, localizado no Distrito do Rio Maina, em Criciúma (área já recuperada da ACP do Carvão).

ACP do Carvão

Todo o estudo da Ação Civil Pública nº 93.8000533-4 ou ACP do Carvão está disponível no site http://acpcarvao.com.br. Ela foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 1993 e demandou, às empresas carboníferas e à União, a recuperação de áreas ambientais na região Sul de Santa Catarina.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.