Publicado em: 22/06/2022

Rio Deserto recebe Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira


Rio Deserto recebe Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira


A Rio Deserto recebeu o troféu do 24º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, destacando-se entre grandes mineradoras do Brasil. A solenidade de premiação aconteceu nessa terça-feira, 21, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), durante o 13º Workshop OPEX 2022 – Redução de Custos na Mina e na Planta. O projeto premiado, “Nacionalização e automação do equipamento Shuttle Car para aumento de eficiência”, destacou a tecnologia e a inovação da indústria carbonífera.

No evento, a empresa foi representada pelo coordenador de engenharia elétrica, Elton Luis Martins, e pelo eletricista industrial, Agnaldo Kunhaski. “A Rio Deserto representou o Sul Catarinense. Foi uma oportunidade para mostrar a importância do carvão mineral e a evolução dos processos produtivos. Além disso, houve muita troca de ideias e experiências com empresas mineradoras de todo o Brasil e até do mundo”, ressaltaram.

Para um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, a premiação reflete o compromisso da empresa em questões como inovação, tecnologia, sustentabilidade, melhoria de processos, saúde e segurança dos colaboradores, entre outros. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, evoluindo continuamente em todos os aspectos”, sublinha.

Projeto gerou importantes resultados

O projeto premiado, “Nacionalização e automação do equipamento Shuttle Car para aumento de eficiência”, foi desenvolvido na Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, localizada em Siderópolis, para uso nas unidades de extração da empresa.

Os Shuttle Cars são carros de transporte utilizados na mineração subterrânea. Os equipamentos são importados e precisam de adequações tendo em vista a operação e manutenção. O intuito do projeto foi o aumento da eficiência do transporte de carvão mineral, redução de manutenção corretiva, nacionalização dos componentes, aumento da segurança, bem como a automação de controle de operação, visando o acompanhamento das variáveis, melhor operação e melhoria na tomada de decisão.

Estiveram envolvidos no projeto, os colaboradores Elton Luis Martins (coordenador de engenharia elétrica), Jonathann Nogueira Hoffmann (coordenador de segurança do trabalho), Elizandro Luiz Pagani (supervisor de elétrica), Leonardo Formanski (supervisor de elétrica), Jacimar Vilpert (supervisor de manutenção elétrica) e Agnaldo Kunhaski (eletricista industrial).

Premiação é considerada ícone nacional

O Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, promovido pela Revista Minérios & Minerales, destaca os melhores projetos relacionados ao aumento de produtividade, com uso crescente de automação e tecnologias digitais, redução de custos, inovação, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o país. Desde 2010, a Rio Deserto já conquistou 11 títulos.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.