Publicado em: 28/07/2023

Safe Start, programa de segurança do setor carbonífero, começará em setembro na Rio Deserto


Safe Start, programa de segurança do setor carbonífero, começará em setembro na Rio Deserto


As atividades do Safe Start, metodologia internacional de segurança adotada pelo setor carbonífero, terão início em setembro nas unidades da Rio Deserto. O lançamento oficial do programa aconteceu na quarta-feira, dia 26 de julho, durante o Seminário Cipamin (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração), realizado no auditório do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc).

O Safe Start é uma metodologia desenvolvida no Canadá e já implantada em 60 países e em mais de 3,5 mil empresas. O modelo consiste em técnicas e atividades que visam reforçar aos colaboradores a importância da atenção às tarefas e aos procedimentos de segurança. O treinamento busca a transformação comportamental, dentro e fora do ambiente do trabalho, para reduzir os erros e, consequentemente, lesões e incidentes.

O gerente de contas nacional da Safe Start, Tiago Alecrim, explica que os estudos feitos para a elaboração de metodologia mostraram que 90% dos incidentes que acontecem em casa, no trabalho ou no trânsito são causados por um padrão de estados que levam aos erros. “A pressa, a frustração, o cansaço e a complacência (excesso de confiança) podem fazer o colaborador ficar com os olhos longe da tarefa, a mente distante da atividade e entrar em uma situação de risco”, afirma. Segundo ele, por meio das técnicas do Safe Start, os colaboradores desenvolvem habilidades que ajudam a reconhecer quando estão mais propensos a cometer um erro e agir para que ele não aconteça.

Metodologia vai fortalecer práticas de segurança já existentes

Para o coordenador de saúde e segurança do trabalho da Rio Deserto, Edivaldo Sobrinho Velho, a metodologia Safe Start vai reforçar as práticas de segurança já existentes na empresa. “Já temos procedimentos de seguranças bem avançados e definidos. O Safe Start vai ajudar a fortalecer esses métodos, porque ele tem o objetivo de focar no comportamental do colaborador. Um trabalhador focado, motivado e concentrado na tarefa possui mais atenção nas ações de segurança”, destaca.

A implementação do Safe Start começará pelas lideranças e se estenderá para todos os colaboradores, sendo dividido em cinco módulos. Além disso, um comitê diretivo será criado internamente, bem como definidos os multiplicadores que, juntos ao comitê, definirão as atividades a serem realizadas de forma contínua para a prática da metodologia.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.