Publicado em: 04/06/2020

Semana do Meio Ambiente: as florestas plantadas e a preservação de matas nativas


Semana do Meio Ambiente: as florestas plantadas e a preservação de matas nativas


Na Semana do Meio Ambiente, a importância das florestas ganha ênfase, principalmente as plantadas, que exercem papel fundamental na preservação da mata nativa. Atenta a isso e com uma cultura de preservação e respeito pelos recursos naturais, a Rio Deserto atua no florestamento e reflorestamento de eucaliptos na região Sul de Santa Catarina. O objetivo é a recuperação dos solos (por meio de técnicas de silvicultura) e a produção de madeira sustentável.

O analista florestal da Rio Deserto, engenheiro João Adriano Ribeiro, explica que, nas áreas de cultivo de eucalipto da empresa, é adotada a técnica do plantio em mosaico. “Essa prática permite o sincronismo entre áreas comerciais e naturais, proporcionando ganhos na produção florestal e na conservação da biodiversidade. Além disso, as legislações vigentes são seguidas rigorosamente, como o Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) e a Lei da Mata Atlântica”, afirma. Segundo ele, o plantio em mosaico e os corredores ecológicos são essenciais na dispersão de sementes e deslocamento da fauna e flora entre áreas isoladas.

O engenheiro florestal ressalta que o reflorestamento tem papel fundamental nas áreas econômicas, sociais e ambientais. “As árvores são matéria-prima de diversas indústrias, que usam madeira serrada, extrativos de madeira, biomassa, celulose e madeira reconstituída, sendo transformadas em produtos essenciais para o nosso dia a dia”, justifica. Conforme ele, o uso industrial de madeira proveniente de árvores plantadas tem crescido substancialmente. “Isso representa a conservação das florestas nativas”, disse.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.