Publicado em: 01/06/2022

Treinamento sobre barragens é realizado na Rio Deserto


Treinamento sobre barragens é realizado na Rio Deserto


Foi realizado, de 23 a 25 de maio, na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto, em Treviso, o seminário e simulado prático sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O treinamento reuniu colaboradores e integrantes da Brigada de Emergência, representantes do Sindicato dos Mineiros, equipe externa responsável pela Avaliação de Conformidade e Operacionalidade, Engenheiro de Registro convocado e integrantes da Defesa Civil dos municípios de Criciúma e Treviso.

Nos dias de atividades, ênfase para seminários, simulado de evacuação de emergência e simulado prático para situação de transbordo e rompimento da estrutura. Também foram destacados aspectos técnicos do barramento, a importância dos monitoramentos geotécnicos, bem como recursos (humanos, materiais e de equipamentos) que devem ser empregados em caso de necessidade.

Um dos ministrantes da capacitação, o engenheiro ambiental/químico, Felipe Medeiros Bertoncini, ressalta que a programação de treinamentos faz parte da rotina de atividades, conforme determina a legislação específica, da Agência Nacional de Mineração (ANM). “Nosso barramento, construído em etapa única, é definido por um conjunto de bacias, cuja finalidade é o tratamento de águas, mediante a decantação e clarificação do efluente bruto do processo de beneficiamento mineral”, explica.

Outro coordenador da atividade, o engenheiro de minas, Samuel Henrique de Andrade Campos, afirma que o PAEBM permite identificar as situações potenciais de emergência, estabelecendo ações a serem executadas. “A participação de órgãos de proteção e defesa civil, bem como da prefeitura municipal, é muito importante tendo em vista as responsabilidades da empresa e de órgãos públicos, a coordenação das ações na Zona de Autossalvamento (ZAS) e Zona de Segurança Secundária (ZSS)”, justifica. Segundo ele, o intuito da ação foi nivelar as informações, aprimorar o conceito e treinar os envolvidos.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.