Publicado em: 04/04/2017

Treinamentos capacitam colaboradores para agir em situações de emergência


Treinamentos capacitam colaboradores para agir em situações de emergência


Colaboradores da Unidade de Extração Mina 101, das Empresas Rio Deserto, participaram de treinamento, em março, sobre três Planos de Emergência: Acidentes com Vítimas, Combate a Incêndio e Atmosfera Perigosa – Explosão. As capacitações, ligadas às normas de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (NR 22), foram ministradas pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Bortolotto, e tiveram duração de cerca de uma hora cada.

Os treinamentos foram realizados em uma maquete construída no pátio da unidade, sendo os colaboradores divididos em cinco turmas. “O objetivo foi realizar algumas simulações, uma vez que a NR 22 determina que devemos ter planos de emergência. A maquete construída no pátio da unidade representou a realidade do subsolo, sendo possível conciliar teoria e prática”, destaca o engenheiro de Segurança do Trabalho.

Conforme Bortolotto, o novo modelo de treinamento tem muitas vantagens, principalmente porque possibilita que os colaboradores deem opiniões e assimilem informações junto aos colegas. “Na prática, descrevemos a situação e os colaboradores relatam as atitudes que devem ser tomadas em cada caso. Depois, apresentamos um apanhado geral do que foi discutido, com pontos positivos e negativos”, explica. Segundo ele, as capacitações são de grande valia, uma vez que preparam as pessoas para agir em casos de emergência. 

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.