Publicado em: 19/05/2022

Visita técnica para inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE) é realizada na Rio Deserto


Visita técnica para inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE) é realizada na Rio Deserto


A responsável técnica e o diretor da APQ Gestão para Sustentabilidade, Quelem Selau e Paulo Bigolin, respectivamente, visitaram a Unidade de Extração Mina 101, em Içara, da Rio Deserto, na última sexta-feira, 13 de maio. O objetivo foi conhecer pessoalmente os processos e práticas, de forma a garantir assertividade no inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE), que está sendo elaborado. A ação reflete a atenção da Rio Deserto com a sustentabilidade.

O coordenador de gestão da qualidade nas unidades de mineração da Rio Deserto, Giovani Luz, afirma que conhecer o processo pessoalmente possibilita a confirmação de informações já existentes e a identificação de outras possíveis etapas a serem mapeadas. “Após a realização do inventário, será feito um treinamento para a elaboração do relatório em conformidade com o GHG Protocol, uma ferramenta reconhecida internacionalmente para a contabilização de Gases do Efeito Estufa, de acordo com os princípios da ISO 14064”, explica.

A responsável técnica da APQ Gestão para Sustentabilidade, Quelem Selau, ressalta que a visita é muito importante no levantamento e mapeamento das fontes diretas de emissão de GEE. “Tivemos a oportunidade de presenciar todo o processo da unidade de extração de carvão mineral, a tecnologia empregada e, principalmente, os procedimentos de controle ambiental”, sublinha. Segundo ela, agora serão calculadas as emissões diretas e indiretas. “Com o inventário finalizado, será possível dar sequência à Gestão Estratégica do Carbono”, enfatiza.

Desenvolvimento sustentável

A Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa é um assunto mundial. A Rio Deserto, por ser comprometida com o desenvolvimento sustentável, está acompanhando o movimento, quer quantificar as emissões, bem como manter e evoluir iniciativas e projetos que proporcionem a mitigação dos efeitos.

ODS 13

A iniciativa da Rio Deserto relacionada à Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa está conectada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com ênfase no ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

 

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.