• Home
  • Nossos compromissos

  • Educação

SATC

SATC

Há 60 anos, era fundada a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC), hoje denominada Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina.

No princípio, a finalidade era apoiar os trabalhadores da Indústria Carbonífera, bem como os familiares. Hoje, a instituição é filantrópica, sem fins lucrativos e pertence ao segmento comunitário, atendendo toda a população. O principal intuito é prestar assistência técnica, educacional, entre outras, para a comunidade em geral.

A SATC é também considerada um braço social da atividade carbonífera, já que o campus de educação e tecnologia da instituição é mantido via contribuição de cerca de 1% do faturamento da Rio Deserto e de todas as outras carboníferas que compõem o Sindicado da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC), além das mensalidades pagas pelos alunos. Importante salientar que, mesmo com algumas dificuldades, as carboníferas jamais deixam de apoiar a educação, a tecnologia, a inovação e de oferecer oportunidades.

Em 2016, após um reposicionamento de mercado, fortaleceu-se o Colégio SATC - reunindo a educação infantil e os ensinos fundamental, médio e técnico, pós-técnico e ensino técnico à distância; a Faculdade SATC - com os cursos de graduação, especialização e mestrado (e também a Extensão SATC, com cursos de rápida duração, capacitando os trabalhadores para a indústria); e o Centro Tecnológico SATC - que agrega a pesquisa e a prestação de serviços.

O campus da SATC possui uma área total de 550.000 metros quadrados, sendo 36.000 metros quadrados de área construída. Seus 60 laboratórios possuem equipamentos de nível tecnológico avançado. São mais de 100 salas de aula, biblioteca com mais de 40 mil títulos, além de acervo virtual, complexo esportivo com dois ginásios abertos, dois campos de futebol e pista de atletismo. Possui atualmente cerca de 5 mil alunos e 600 colaboradores.

  • Bolsas de Estudo

    A Rio Deserto também incentiva a educação dos colaboradores e dos seus filhos, por meio de bolsas de estudo. O departamento de Recursos Humanos é responsável por analisar todas as solicitações, bem como contabilizar os investimentos realizados. No caso de pedidos de bolsas de estudo por colaboradores, também é avaliada a importância da formação tendo em vista as necessidades exigidas do colaborador na empresa.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Fique tranquilo, não enviaremos spam.