O SIG integra os processos de Qualidade, Gestão Ambiental, Saúde e Segurança no Trabalho. Por meio de um trabalho conjunto com os colaboradores das empresas, o SIG busca promover a melhoria contínua da qualidade dos produtos e aumentar a postura preventiva em relação às questões ambientais, de saúde e segurança.

Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade está alinhado com os requisitos da ISO 9001, tendo como princípios: foco no cliente, liderança, abordagem por processo, abordagem por sistema de gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões e relações de parcerias com fornecedores.

Sistema de Gestão Ambiental

As Empresas Rio Deserto praticam, em suas unidades, o Sistema de Gestão Ambiental, alinhado com os requisitos da ISO 14001.

O objetivo é estabelecer um conjunto de ações para que os processos estejam alinhados com a legislação ambiental aplicável.

Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho

As Empresas Rio Deserto têm o compromisso de manter a integridade física, o bem-estar, a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores. Para isso, realiza programas de promoção à saúde ocupacional e prevenção de riscos de acidentes e incidentes em todas as unidades.

O objetivo é estabelecer um conjunto de ações para que os processos estejam alinhados com a legislação ambiental aplicável.

GMP + B2o

GMP (Good Manufacturing Practice - em português, Boas Práticas de Fabricação) é a sigla internacionalmente conhecida do selo de identificação de um Certificado de Garantia de Qualidade, que regulamenta a cadeia de insumos para a alimentação animal, garantindo que a indústria mantenha controles para que o produto esteja livre de contaminação de qualquer natureza física, química ou biológica, aplicando os procedimentos das "Boas Práticas de Fabricação".

Política de Gestão

As Empresas Rio Deserto estabelecem como Política:
1 Clientes
Satisfação dos clientes, que são a razão da existência da empresa, identificando e atendendo os requisitos aplicáveis.
2 Colaboradores e Fornecedores
Desenvolvimento dos colaboradores e fornecedores.br/> 3 Segurança
Atendimento à legislação aplicável e adoção de procedimentos para prevenção e redução de lesões, acidentes e doenças ocupacionais.
4 Meio Ambiente
Respeito à legislação ambiental e utilização racional de recursos naturais, adotando procedimentos para a prevenção da poluição, especialmente ligados a recursos hídricos e resíduos sólidos.

A melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade, do desempenho ambiental, da saúde e segurança é garantida por meio do atendimento da política de gestão e do esforço coletivo e organizado de cada colaborador que compõe a empresa.

Programas Implantados


  • PGRS Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

  • Momento Ambiental

  • Momento da Segurança

  • Formação da Brigada de Emergência

  • CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

  • CIPAMIN Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração

  • SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

  • SIPATMIN Semana Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração