• Home
  • Quem somos

  • Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia

A Rio Deserto se destaca em inovação, utilizando métodos modernos para os processos de extração, produção e pesquisa. Tecnologias nacionais e internacionais estão inseridas em todos os procedimentos, desde a extração do material bruto até a destinação final dos rejeitos. A exemplo dos benefícios proporcionados pela utilização de novas tecnologias, destaque para a inserção de conjuntos mecanizados para a extração de carvão, que reduziram o uso de explosivos em áreas de subsolo. A medida aumentou a segurança dos colaboradores e potencializou o desempenho do trabalho.

A atenção com a qualidade e com o meio ambiente também é evidente na Rio Deserto, que obtém o devido reconhecimento por meio de certificações e premiações. No setor da mineração, a Rio Deserto já realizou diversos avanços nos processos de extração e produção. Entre os mecanismos aplicados estão o Minerador Contínuo, Roader Header, Espessador de Lamelas, Meio Denso, Filtro Prensa, Tratamento de Drenagem de Mina em escala industrial, Perfuratrizes, Backfilling, entre outros. Conheça alguns deles:

Extração: Minerador Contínuo e Roader Header

Extração: Minerador Contínuo e Roader Header

Havendo condições geológicas favoráveis, a extração de carvão mineral se dá por meio do Minerador Contínuo. A tecnologia de grande porte reduz o uso de explosivos e gera mais segurança às minas. A máquina é monitorada por controle remoto, sendo operada por um técnico capacitado e treinado. A Rio Deserto foi pioneira na utilização dessa tecnologia de grande porte.

A empresa ainda conta com o equipamento chamado Roader Header. A máquina possui o mesmo princípio de funcionamento do minerador contínuo, porém é mais robusta, sendo destinada à abertura de túneis em rochas de elevada dureza.

Meio Denso

Meio Denso

Depois de extraído, o carvão bruto precisa ser separado do rejeito. O processo de beneficiamento é realizado a partir do sistema conhecido como Meio Denso. A vantagem do método é a utilização extremamente racional da água, sendo capaz de fazer a separação de rejeitos do carvão com eficiência, utilizando cerca de um terço da quantidade de água se comparado a metodologias tradicionais.

Filtro Prensa

Filtro Prensa

Grande inovação do setor carbonífero, o Filtro Prensa tem a função de separar a parte líquida da sólida das águas do processo de beneficiamento.

Espessador de Lamelas

Espessador de Lamelas

Junto ao Filtro Prensa, na lavagem do carvão, a Rio Deserto também conta com o equipamento chamado Espessador de Lamelas, que substitui o uso de bacias de decantação. A tecnologia foi desenvolvida pela equipe técnica da Rio Deserto em parceria com uma empresa localizada no Rio Grande do Sul, conhecida por desenvolver estudos e projetos, principalmente para o setor de mineração.

Realizado o processo, a água é direcionada para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), localizada dentro da própria unidade produtiva, passa por processos físico-químicos e retorna para a produção, sendo utilizada nas atividades inerentes da industrialização (equipamentos em subsolo, banheiros, limpeza, e outros). O processo, portanto, é em circuito fechado. A água excedente, após o devido tratamento, retorna à natureza.

Backfilling

Backfilling

Na Rio Deserto, parte do rejeito do carvão retorna ao subsolo por meio da técnica chamada de Backfilling, sendo recolocado nas galerias, preenchendo os espaços vazios onde antes havia carvão bruto. O sistema implica na redução dos depósitos a céu aberto, o que representa ganho ambiental de grandes proporções, evitando os impactos no solo, na água, flora e fauna. Outra parte é encaminhada aos depósitos (pastfilling), recebendo o devido tratamento.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Fique tranquilo, não enviaremos spam.