• Home
  • Programas e Projetos

  • Programas Internos

  • Caminhos & Escolhas

    Caminhos & Escolhas

    O período de escolha da profissão geralmente costuma ser repleto de indecisões. Para facilitar o processo, a Rio Deserto mantém o Projeto Caminhos & Escolhas, voltado à orientação profissional e que incentiva a educação. O Programa é destinado aos colaboradores e/ou familiares de colaboradores que estejam cursando o último ano do ensino médio ou frequentando o cursinho pré-vestibular ou até mesmo para os que já concluíram os estudos e pretendem escolher uma profissão. A iniciativa é composta por quatro encontros que contemplam entrevista individual, palestra, atividades e devolutivas individuais, quando cada participante recebe um material sobre o próprio perfil profissional, bem como as profissões condizentes com as habilidades.

  • Programa de Desenvolvimento de Líderes

    Programa de Desenvolvimento de Líderes

    O Programa de Desenvolvimento de Líderes, da Rio Deserto, tem o objetivo de desenvolver a liderança e áreas de apoio no aprimoramento das habilidades em gestão de pessoas, auxiliando na administração dos comportamentos internos e potencialização do capital humano.

  • Ouvir para Evoluir

    Ouvir para Evoluir

    Estreitar as relações entre a organização, as lideranças e os colaboradores é o principal intuito do Programa Ouvir para Evoluir, da Rio Deserto. Por meio de ferramentas como pesquisa de clima, entrevistas de desligamento e pesquisas de satisfação, estimula-se os colaboradores a expressarem opiniões e darem sugestões quanto aos processos adotados pela empresa e as práticas no ambiente de trabalho.

  • Programa de Estágio

    Programa de Estágio

    O primeiro emprego, a primeira experiência e um passo decisivo na trajetória profissional. Tudo gera expectativas. Com o intuito de oferecer oportunidades, a Rio Deserto mantém, há mais de uma década, o Programa de Estágio, uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

    Todos os estagiários são remunerados e têm direitos a benefícios como vale-transporte, alimentação, plano de saúde, e outros. Ao estagiário também, no âmbito da Rio Deserto, é concedida sua participação em treinamentos, campanhas e programas internos, nos quais tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas competências sejam elas técnicas ou comportamentais, somando em horas curriculares complementares, bem como proporcionando o desenvolvimento do educando para o trabalho e para a vida cidadã. Tudo isso traduz na descoberta de novos talentos, no alto índice de contratação de estagiários ao final do programa de estágio e no número de formação de profissionais dentro da organização.

    Compreendendo o estágio como um ato educativo, a Rio Deserto também faz parte do Movimento Santa Catarina pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A ação visa mobilizar e estimular o poder público e os setores econômicos a investir e melhorar a educação do Estado em relação à escolaridade, qualidade de ensino e qualificação profissional.

    Ressalta-se também o fato de a Rio Deserto possibilitar que colaboradores realizem, internamente, o estágio obrigatório para conclusão do curso de formação.

  • Programa Jovem Aprendiz

    Programa Jovem Aprendiz

    A Rio Deserto passou a contar, em 2018, com o Programa Jovem Aprendiz. A novidade é destinada aos jovens de 15 a 21 anos de idade, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio. Os jovens aprendizes da Rio Deserto têm registro na Carteira de Trabalho, vale-transporte e remuneração conforme previsão legal.

    Os jovens contratados pelas unidades de extração participam de atividades teóricas e práticas realizadas exclusivamente na instituição de ensino SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 17h30min. A formação é voltada ao curso técnico de mecânica.

    Já os contratados pelo Complexo Industrial, trabalham na empresa e participam de encontros teóricos ministrados no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em Urussanga. Os participantes têm formação no curso profissionalizante de Rotinas Administrativas. As aulas no CIEE acontecem todas as segundas-feiras e nas duas últimas terças-feiras de cada mês, das 8 às 12 horas. A prática, na Rio Deserto, é de terça a sexta-feira, das 7 às 11 horas, exceto nas duas últimas terças-feiras do mês, quando há atividades no CIEE.

  • Qualidade de Vida e Saúde

    Qualidade de Vida e Saúde

    O Programa Qualidade de Vida e Saúde, da Rio Deserto, é composto por ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, o monitoramento de saúde possibilita que a empresa realize diagnósticos precoces, evitando o desencadeamento de doenças graves ou futuras lesões ocupacionais. As iniciativas, promovidas pelo departamento médico, visam informar e motivar os colaboradores a adotarem hábitos, comportamentos e condições de vida saudáveis.

    As atividades são compostas pelas seguintes ações:

    Comunicação - apresentação do programa aos colaboradores, das ações educativas e interventivas, de seus lugares e tempo, de sua importância, de seus resultados e de suas vantagens.

    Educativas - visam a informação e o conhecimento dirigidos a toda a empresa. Acontecem por meio de material impresso (folders, cartilhas, cartazes), palestras e cursos.

    Ações de intervenção preventiva - são ações específicas que visam diagnóstico e acompanhamento de tópicos de programas como infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo, controle de peso, vacinação e outros. O público-alvo são colaboradores com um ou mais fatores de risco que queiram participar de programas por iniciativa própria.

  • Leite Solidário

    Leite Solidário

    Existente desde 2005, o Projeto Leite Solidário, da Rio Deserto, consiste na doação de leite para entidades e famílias carentes dos municípios onde estão instaladas as unidades da empresa. Assim, todos os meses cada colaborador recebe 24 litros de leite e pode optar por doar uma parte. Desde 2015, quando o projeto completou dez anos de existência, a Rio Deserto passou a duplicar a quantidade de leite doada mensalmente pelos colaboradores, permitindo que mais de uma instituição seja ajudada por mês.

  • Bebê Rio Deserto

    O Projeto Bebê Rio Deserto teve início em 2019 e enaltece a importância de a empresa se fazer presente em um momento tão especial e marcante na vida dos colaboradores, que é o nascimento dos filhos. Para dar as boas-vindas aos recém-nascidos, a empresa presenteia com uma roupinha personalizada com a frase “Minha família faz parte da Rio Deserto”. A ação é uma forma de expressar o carinho pela família de todos que fazem parte da empresa.

  • ValoRHumano

    ValoRHumano

    O projeto ValoRHumano visa valorizar e reconhecer os colaboradores pelo tempo de serviço prestado, bem como os que alcançam o tempo de aposentadoria. A homenagem pelo tempo de serviço acontece anualmente, durante evento no mês de junho. As congratulações iniciam quando os colaboradores completam 10 anos de trabalho e seguem de 5 em 5 anos, até a aposentadoria. A homenagem relacionada ao desligamento por aposentadoria, por sua vez, acontece na data relativa ao fato, na própria unidade em que o colaborador desempenha as atividades. O projeto teve início com o Programa de Inovação e Qualidade (PIQ) e é coordenado pelo departamento de recursos humanos.

  • Amigo Sangue Bom

    Amigo Sangue Bom

    Lançado em outubro de 2016, o Programa Amigo Sangue Bom visa conscientizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue. O programa é uma parceria entre a Rio Deserto e o Hemosc de Criciúma. Por meio do programa, os colaboradores são incentivados a doar sangue durante todo o ano. Nos meses de junho e novembro, quando se comemora, respectivamente, o Dia Mundial e o Dia Nacional do Doador de Sangue, as ações são intensificadas.

  • Desenhando o Natal Rio Deserto

    Desenhando o Natal Rio Deserto

    Para marcar o fim de ano, a Rio Deserto mantém o projeto “Desenhando o Natal Rio Deserto”, que é um dos programas mais conhecidos da empresa. A iniciativa propõe que filhos de colaboradores façam desenhos para ilustrar o cartão de natal da empresa.

  • Entrando em Forma

    Entrando em Forma

    Conforme perspectiva preventiva, a Rio Deserto, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), realiza o Projeto “Entrando em Forma”. A iniciativa produz bons resultados, atingindo os objetivos de emagrecimento saudável e manutenção do peso (os participantes não voltam a engordar, mesmo após o final do programa). O projeto é destinado aos colaboradores e também estendido aos familiares.

    O Projeto Entrando em Forma proporciona aos participantes a oportunidade de receber informações de profissionais da área da saúde (nutricionista, psicólogo e educador físico) por meio de encontros programados, com finalidade à redução de peso corporal de forma orientada, saudável e sustentada, bem como à melhora da qualidade vida.

    No decorrer dos encontros, destaque para as aulas práticas, com dicas de culinária, avaliação antropométrica (aferição de peso, altura, circunferência abdominal e aferição de pressão arterial) e bioimpedância (balança que mede percentual de gordura, percentual de massa magra, IMC - Índice de Massa Corpórea e água corporal total). Cada participante também recebe um plano alimentar individualizado.

  • Programa de Inovação e Qualidade (PIQ)

    Programa de Inovação e Qualidade (PIQ)

    A Rio Deserto mantém, desde 2003, o Programa de Inovação e Qualidade (PIQ). A iniciativa estimula a criatividade dos colaboradores, que podem propor soluções e melhorias aos processos das unidades. Todos os anos, mais de 40 equipes se mobilizam, colocando projetos em prática. As ideias são acolhidas, premiadas e aplicadas nas unidades. Um reconhecimento da Rio Deserto aos esforços dos colaboradores.

  • iRD Estratégia de Inovação

    iRD Estratégia de Inovação

    A Rio Deserto conta com o iRD Estratégia de Inovação, um programa que engloba as várias ações da empresa relacionadas à busca por soluções transformadoras e eficientes. A implantação do programa começou a ser estudada em 2019, quando se intensificaram as atividades referentes à inovação na Rio Deserto. A iniciativa reforça um dos principais intuitos da organização, que é acompanhar o contexto presente sempre vislumbrando o futuro.

    Dentre as ações do iRD Estratégia de Inovação, destaque para os treinamentos, a aproximação da empresa com startups e instituições de ensino, o apoio e a participação em eventos regionais pautados pela inovação, e as práticas envolvendo o público interno e externo. Com a implantação do programa, a expectativa é que haja o desenvolvimento de novos produtos e serviços, mapeamento de tendências e novas tecnologias, otimização de processos, redução de custos e busca constante por soluções. Espera-se ainda a criação de uma cultura colaborativa e empreendedora por parte de todos que fazem parte da empresa.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.