-
Água para Comunidade
Na Unidade de Extração Mina 101, como a área do entorno é constituída por plantações de arroz, a Rio Deserto passou a contribuir com a agricultura, beneficiando as plantações, bem como a indústria local, por meio da disponibilização de água tratada proveniente da mineração. A unidade possui ampla rede de monitoramento hídrico contemplando pontos superficiais, subterrâneos, bombeamento da mina com controles de vazão, nível potenciométrico e de qualidade.
Antes da implantação da unidade de extração de carvão mineral, a comunidade do entorno sofria com a escassez de água para manter a rizicultura e a indústria local (geralmente, utilizavam poços escavados). Após a implantação da mina, com a água tratada proveniente da mineração, houve melhoria das condições locais da comunidade, sendo ampliadas as áreas de cultivo de arroz. A indústria local também passou a utilizar a água tratada proveniente da mineração no processo produtivo. -
Floresta Sustentável
A Rio Deserto possui uma cultura de preservação e respeito pelos recursos naturais. Por isso, desenvolve diversos projetos. Entre eles, destaque para o Plantio de Floresta Sustentável, realizado em terrenos localizados nos municípios de Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O objetivo é a produção de madeira sustentável por meio do plantio de espécies exóticas de rápido crescimento, bem como a recuperação dos solos (por meio de técnicas de silvicultura).
O plantio e o manejo da floresta visam o respeito ao código florestal e às legislações vigentes, com o intuito de proteger os mananciais, a vegetação local e, principalmente, as florestas nativas. O projeto também contribui de forma significativa para a captura e consequente redução de dióxido de carbono na região, fundamental na mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
As florestas plantadas possibilitam vários benefícios diretos e indiretos às propriedades rurais e às comunidades. Além do avanço econômico que a produção florestal proporciona, é possível citar outros benefícios na área ambiental e social, como: melhora da qualidade do ar, redução da poluição sonora, equilíbrio natural no conforto térmico, redução da erosão, recuperação de áreas degradadas - contribuindo para a diminuição de passivos ambientais, melhora da vazão de mananciais hídricos e outros.